Casal curitibano é preso por extorsão em Minas Gerais

O casal curitibano Walter Otto Knevels, 54 anos, e Venilda Henn, 59, foi detido pela polícia militar de Itabira (MG), na tarde de anteontem, quando tentava aplicar golpe no valor de R$ 23 mil, em uma aposentada.

Ele, que já foi auditor fiscal da Previdência Social e foi demitido em 2004 por tirar proveito do cargo, apresentou-se à polícia como contador de um escritório de advocacia de Curitiba. No entanto, outra mulher, que caiu num golpe há dois meses, o reconheceu e apontou como sendo o vigarista.

Walter abordou a aposentada dizendo que ela havia ganhado indenização na Justiça e que ele tinha direito a 30% do valor da ação, correspondente a R$ 23 mil.

A mulher, de 51 anos, acreditou na história e o acompanhou até a Caixa Econômica Federal, para sacar o dinheiro. Porém a fotografia no documento de identidade não estava nítida e o caixa não quis fazer o pagamento. Walter a convenceu a passar uma procuração para pessoa da confiança dela, que pudesse fazer o saque.

Cerco

O filho da vítima soube do que estava acontecendo e contou ao patrão, que comunicou o caso a um investigador da Polícia Civil. Este pediu ajuda à Polícia Militar que cercou o casal no centro do município.

Os dois ocupavam o Escort placa GRM 7170, de Piraquara. Dentro do carro foram encontrados vários documentos, inclusive duas carteiras de identidade de Walter com RG diferentes.

O casal foi levado à delegacia do bairro Campestre e, depois de interrogado, foi colocado em liberdade. A polícia mineira acredita que poderá esclarecer alguns casos de estelionato no município, após a identificação dos dois, e não descarta que ambos tenham praticado golpes semelhantes em outras cidades.