Mistério

Prefeito de Rio Branco do Sul é executado

O prefeito de Rio Branco do Sul, Adel Rutz, 36 anos, foi assassinado na noite de ontem quando chegava em casa, no centro do município. O crime aconteceu por volta de 19h30 na Rua Coronel Carlos Pioli.

Adel estava sozinho num Golf prata sem placas quando foi cercado por uma moto Fan preta, ocupada por dois homens. Testemunhas também viram um casal num Gol G4, prata, dando cobertura à moto, cujo garupa começou a atirar. “ O prefeito saiu do carro e atravessou a rua correndo, mas não escapou das balas”, contou o soldado Reikdal, do 17.º Batalhão da Polícia Militar.

O Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e a Delegacia de Homicídios (DH) de Curitiba investigam o caso juntamente com a polícia de Rio Branco do Sul.

As principais hipóteses para o assassinato são de crime político ou passional.

Separação

Informações de policiais militares do serviço reservado deram conta de que Rutz foi atingido por cinco tiros no pé, na perna, nas costas e no peito.

Ele foi encaminhado por um assessor até o Hospital Municipal de Rio Branco do Sul, onde morreu. Amigos da vítima contaram que ele estava separado da mulher há cerca de um mês e tinha dois filhos, de 3 e 14 anos.

A motocicleta Fan cinza placa ANU-0726 utilizada no crime foi apreendida momentos depois, pela polícia, no trevo para Cerro Azul. A moto foi roubada em Itaperuçu.

O secretário municipal de planejamento, Araslei Cumin, esteve com o prefeito das 11h às 18h. Eles almoçaram na Assembléia Legislativa e foram até o Paraná Cidade para tratar da aquisição de equipamentos para o município.

Anderson Tozato
A notícia da morte atraiu muita gente para a frente do hospital.

Dívida

Mara Cornelsen

Adel Rutz (PP) assumiu a prefeitura de Rio Branco do Sul em 1.º de janeiro do ano passado, tendo sido eleito em 2008 com 13.135 votos, mais de 65% da votação, a maior já registrada no município.

Entre 2005 e 2008 havia exercido o cargo de vereador e era bem quisto pela população. Apesar disso, estava enfrentando uma crise política, pois havia herdado uma dívida de R$ 7,6 milhões deixada pelo prefeito anterior, Amauri Johnsson (PSC).

Johnsson renunciou ao cargo em outubro de 2008, depois de sofrer um processo do Ministério Público que o acusava de fraudar licitação. Com a morte de Rutz assume o vice-prefeito Emerson Stresser, do PMDB.

O município de Rio Branco do Sul possui 36 mil habitantes. Com a notícia da morte do prefeito, dezenas de pessoas se reuniram ontem à noite na praça em frente ao hospital, para lamentar o fato.

Anderson Tozato
O corpo foi transferido para o necrotério do IML ontem à noite.