Violência

Cresce o número de assassinatos praticados por menores

Com apenas 14 anos de idade, um adolescente já assassinou duas pessoas e tentou matar outra. Os crimes aconteceram em janeiro, em Araucária. O terror do Jardim Tupi foi apreendido na sexta-feira, com um revólver calibre 38 e uma motocicleta Honda Biz 125, furtada em 12 de janeiro.

Segundo o delegado Rubens Recalcatti, da delegacia de Araucária, o menino confessou os assassinatos sem mostrar arrependimento. A primeira vítima foi Edson Matheus Diogo, 37 anos, morto na noite do primeiro domingo do ano, na Rua Primavera, Jardim Tupi. Edson estava ao lado de sua filha, de apenas 4 anos, na frente de um bar.

De acordo com Recalcatti, as primeiras suspeitas recaíram sobre Carlos Henrique Teixeira, vulgo “Coquinho”, e seus irmãos Maicon Luiz Taborda, o “Tabordinha”, e Patrick José Taborda Chaves, que contrataram o adolescente para matar a vítima.

Vingança

De acordo com o delegado, o homicídio foi praticado por vingança. Edson era parente de um jovem da mesma quadrilha dos irmãos Taborda, que mataram um empresário em julho de 2008, para roubá-lo. O parente de Edson teria delatado os comparsas, que planejaram se vingar do delator.

O revólver usado no crime foi “emprestado” pelos irmãos Taborda. A mesma arma foi usada para matar o motorista Idoaldo Veiga da Silva, 53 anos, dez dias depois, também no Jardim Tupi, no final da madrugada de 13 de janeiro. “Ele matava por encomenda”, contou o delegado, que preferiu não comentar o valor que o adolescente receberia pelos crimes.

Largado

Além dos dois homicídios, o menino ainda tentou matar um rapaz, identificado como Marcos, com quem se desentendeu durante o furto de uma moto. Ele acertou a boca da vítima e só não a matou, porque a arma falhou três vezes.

“Apesar da pouca idade, ele é frio. É usuário de droga e foi “largado’ pela família, assim como milhares de crianças que vivem sem rumo no País”, lamentou o delegado, que investiga o envolvimento do adolescente em outros crimes.

Sob o mando de traficante

Marcelo Vellinho

Dois garotos, de 14 e 17 anos, foram apreendidos por guardas municipais, após trocarem tiros com um indivíduo, no bairro Cidade Jardim, em São José dos Pinhais, no início da manhã de ontem.

Com os garotos, foram encontrados dois revólveres calibre 38, além de algumas joias, que eles teriam recebido como parte do pagamento para matar o rapaz em que atiraram.

De acordo com a Guarda Municipal, moradores da região ficaram assustados com o tiroteio, por volta das 8h. Testemunhas contaram que houve pelo menos 20 tiros.

As informações são que os adolescentes estavam atrás de um usuário de drogas, que estava endividado com um traficante. Ele estava armado com uma pistola. Ninguém ficou ferido.

Pagamento

Os adolescentes foram apreendidos a poucas quadras do local e levados para a delegacia. “Eles confirmaram que foram contratados para matar o devedor. Como pagamento, receberam adiantado algumas joias e, após o serviço, ganhariam mais R$ 400”, disse Roberto de Miranda, chefe de investigação.

Os dois revólveres foram apreendidos, assim como anéis, correntes e pingentes. Os adolescentes, que irão responder por ato infracional (tentativa de homicídio e porte ilegal de arma), foram encaminhados à Vara da Infância e Juventude.