Polícia usa câmeras de monitoramento para incrementar segurança no litoral

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná instalou três câmeras de monitoramento na orla de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, no Litoral do Estado. Os equipamentos, instalados em parceria com uma empresa privada, possibilitam um ângulo de visão de 360 graus.

Além disso, é possível aproximar a imagem e identificar o rosto de uma pessoa e placas de veículos a uma distância de até 500 metros. A polícia começou a gravar as imagens no dia 25 de dezembro e o sistema vai funcionar até o final da temporada.

“As câmeras maximizam o nosso poder de policiamento, já que temos uma visão de cima e com ângulo de 360 graus, além de ser em tempo real. Assim podemos detectar problemas e deslocar policiais no mesmo momento em que for preciso. É o uso da tecnologia a favor da segurança de todos”, diz o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari.

A central de captação de imagens está instalada em Matinhos, de onde a Polícia Militar monitora as imagens 24 horas por dia, com a opção de selecionar e ampliar uma delas para ter uma visão mais detalhada, em tempo real. Quando há uma situação suspeita, o policial aciona a central do 190 para deslocar uma viatura até o local.

De acordo com o coronel Sérgio Filardo, chefe do Comando do Policiamento do Interior e coordenador-geral da Polícia Militar na Operação Viva o Verão, estas câmeras ajudam a polícia a identificar atitudes suspeitas e solucionar crimes. “Esta é mais uma maneira que a polícia encontrou para realizar a patrulha ostensiva e prevenir crimes no Litoral paranaense”, afirma.

Todos os locais para a instalação das câmeras foram escolhidos estrategicamente, por terem uma concentração maior de pessoas. Segundo o capitão Robson Cláudio Ferreira Lima, comandante da PM de Matinhos, as câmeras aumentam a efetividade do policiamento.

“A visão é ampliada e podemos patrulhar uma área muito maior do que com policiais que estão de carro ou a pé. Até agora as principais ocorrências foram de orientação e irregularidades no trânsito”, disse.

Sistema

“As câmeras digitais instaladas estão conectadas, em parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), à central de armazenamento de dados da Polícia Militar, em Curitiba. Permitindo assim o acesso às imagens e controle das câmeras, apenas a pessoas autorizadas, de qualquer local do Estado”, explica o engenheiro Paulo Humberto Cerchi Gouvea, diretor da empresa Trinity Tecnologia e Sistemas, responsável pela implantação, integração e treinamento do sistema de monitoramento.

Segundo o major Marcos Antônio Wosny Borba, apoiador tecnológico do projeto, a empresa que cedeu as câmeras treinou policiais para utilizar o equipamento e o sistema. “No final da temporada, faremos uma avaliação para possivelmente expandir o uso desses equipamentos”, disse.

Para o delegado Valmir Soccio, coordenador da Polícia Civil no Litoral, estas imagens podem ajudar a solucionar crimes. “Nós na Polícia Civil, quando estamos em alguma investigação, usamos as imagens de câmeras de segurança. Isso ajuda muito na conclusão do inquérito. Todos os equipamentos que melhoram o trabalho da polícia e ajudam a diminuir o número de crimes são de extrema importância”, avaliou.