Bruxa à solta no mês de outubro

O Dia das Bruxas é celebrado apenas no dia 31 de outubro, porém pode-se dizer que elas estiveram presentes durante todo o mês passado. Prova disso é que, em Curitiba e região metropolitana, houve pelo menos uma morte violenta em cada um dos 31 dias de outubro. No total foram 169 vítimas, maior índice desde agosto, quando o jornal Tribuna do Paraná passou a contabilizar os números da violência.

A chacina do Uberaba, as 17 mortes registradas na Cidade Industrial e os triplos homicídios ocorridos em Pinhais e Rio Branco do Sul, ajudaram a atingir essa quantidade deplorável de crimes contra a vida. Outro dado lamentável diz respeito à quantidade de jovens assassinados no ‘mês das crianças‘: 50% das vítimas tinham menos de 26 anos. Somados os três últimos meses, já são 500 vidas ceifadas pela violência na capital e municípios vizinhos. Média de 5,4 crimes contra a vida por dia, ou uma morte a cada 4h25.

Em outubro, Curitiba registrou 86 mortes, entre homicídios, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e confrontos com a polícia. Aumento de 18% com relação a setembro. Ao contrário do que foi constatado nos meses anteriores, houve mais assassinatos na capital do que em todas as cidades da região metropolitana somadas.

Desde o início de agosto, foram 228 casos somente em Curitiba. Os bairros mais violentos, no mês passado, foram Cidade Industrial, Uberaba e Tatuquara. São José dos Pinhais liderou o ranking entre os municípios vizinhos, seguido de Colombo e Almirante Tamandaré.