Violência

Fim de semana com 18 assassinatos na RMC

Fim de semana violento registrou 18 assassinatos na capital e região metropolitana, das 20h de sexta-feira até as 20h de domingo. Cinco destes homicídios aconteceram em Araucária.

Nas primeiras horas da madrugada de sábado, Anderson Vieira dos Santos, 20 anos, e Douglas Delponte Vidal, 23, foram executados a tiros de pistola, na Rua Dionísio Jambaroski, próximo da represa do Passaúna, no bairro Capela Velha.

Apesar de o crime ter acontecido em frente a uma chácara, os moradores da propriedade disseram que não viram nem escutaram nada. Os dois jovens foram baleados na cabeça e no peito, com tiros de pistola calibre ponto 40.

A polícia ainda tem poucos detalhes sobre o duplo homicídio, mas supõe que esteja ligado ao tráfico de drogas, pois debaixo de um dos corpos havia uma pedra de crack.

Outro

Anderson Tozato
Júnior terminava a cerveja no boteco quando foi morto.

Ainda no Capela Velha, só que na madrugada de ontem, o desempregado Júnior Cezar Campos, 27, foi morto na porta do Bar do Nilson, localizado na esquina da Rua Andorinha com a Rua Uirapuru.

Segundo testemunhas, Júnior morou na vila durante bastante tempo, mas se mudou e retornou com a família há alguns dias. A polícia acredita que a volta dele pode ter desagradado algum inimigo.

O dono do bar disse que já havia encerrado o expediente quando a vítima chegou e pediu uma cerveja. Alguns minutos depois, o assassino chegou, atirou e fugiu. Júnior era casado e tinha um filho de 10 anos.

Corpo

A quarta vítima da violência em Araucária foi um homem desconhecido, de aproximadamente 30 anos, encontrado morto na manhã de ontem, em um terreno baldio da Rua Jorge Tieto Iwasa, Jardim Califórnia.

Ele estava caído de bruços e, segundo o soldado Fábio, do 17.º Batalhão da Polícia Militar, estava no local há aproximadamente dois dias. Ele trajava calça jeans azul, camiseta preta e jaqueta marrom.

Traficantes cumprem ameaça de morte

Marcelo Vellinho

Fábio Alexandre
José foi morto na frente do irmão, que é deficiente mental.

A quinta vítima de homicídio em Araucária foi o usuário de drogas José Andrade de Souza, 40 anos. Um indivíduo invadiu sua residência, na Rua Xambrê, Vila Fonte Nova II, e o matou a tiros. O homem caiu em um dos quartos da pequena casa, onde morava com o irmão há cerca de dez anos.

O crime aconteceu por volta das 4h, porém, somente no início da noite a polícia foi avisada. Os comentários eram de que o irmão de José havia ligado para a polícia pela manhã, mas como é deficiente mental, não lhe foi dado ouvidos.

Investigadores apuraram que o autor do crime era conhecido da vítima e costumava frequentar sua residência. No entanto, ultimamente, José – que é viciado em crack – contraiu uma dívida e passou a ser cobrado pelo indivíduo. Na segunda-feira, os homens invadiram a casa e o ameaçaram.

Na madrugada de ontem, a ameaça foi cumprida. José e o irmão dormiam quando o autor abriu a porta da residência e executou o viciado com dois tiros na nuca.

Após os tiros, o matador fugiu e se encontrou com outros dois rapazes, que aguardavam do lado de fora. A polícia já tem informações sobre os suspeitos, mas os nomes não foram revelados.

Outro irmão de José revoltou-se ao saber do crime e chegou inconformado ao local. “Os car,as comem e bebem na casa do meu irmão, depois entram aqui e o matam. Ele não tinha sequer um botijão de gás em casa, o que eles queriam?”, gritava.

Drogas

O superintendente Clóvis Pinheiro Lima Júnior, da delegacia local, informou que a polícia já está investigando os cinco homicídios ocorridos no município durante o fim de semana. Segundo ele, todos os casos estão relacionados ao tráfico de drogas.

“Existe uma determinação do delegado Rubens Recalcatti para que haja um trabalho forte de investigação em crimes de homicídio e tráfico de drogas”, disse o policial.

Chumbo em mais cinco

Márcio Barros

Outro tiroteio que aconteceu às 22h de sábado, na Rua Caxias, Jardim Tropical, em Piraquara, resultou em uma pessoa morta e quatro feridas. O resultado da violência congestionou o atendimento no Hospital Cajuru, que teve que fechar as portas por alguns instantes, enquanto os feridos aguardavam em uma fila, na entrada do pronto atendimento, até que houvesse vagas.

Segundo alguns familiares dos feridos, os cinco tomavam cerveja no quintal de uma residência quando dois indivíduos chegaram armados e dispararam contra eles.

José Gonçalves Dias, 56 anos, Jurandir de Souza, 35, Roberto Ribeiro da Cruz, e Gilberto Lemos da Silva, ambos de 29, foram socorridos por terceiros e encaminhados ao Hospital Cajuru.

Um homem, sem documentos, de aproximadamente 35 anos, foi socorrido pelo Siate e morreu a caminho do Hospital de São José dos Pinhais. A delegacia do município aguarda que o morto seja identificado e que os feridos sejam liberados no hospital para dar início as investigações.