Voluntário morre em resgate no Anhangava

A busca por três pessoas que se perderam na trilha que leva ao Morro do Anhangava, entre Quatro Barras e Piraquara, teve um desfecho trágico na noite de ontem. O radioamador identificado como Rodrigo Wandembruck, 33 anos, que voluntariamente auxiliava os bombeiros, morreu ao cair num poço de 10 metros de profundidade. Segundo informações da Polícia Militar, o resgate mobilizou cinco viaturas do 6.º Grupamento de Bombeiros. A montanha tem 1.400 metros de altura e está localizada no Parque Estadual da Serra da Baitaca.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, mesmo com o frio registrado ontem em Curitiba e região metropolitana, por volta de 11h30, o promotor de justiça Marcelo Luís Beck, 37 anos, lotado em Piraquara; o advogado Alcides Barbosa Júnior, 56 anos, e a filha dele, Madie Barbosa, 21, decidiriam se aventurar na mata, até que saíram da trilha e se deram conta que estavam perdidos. Felizmente, a angústia durou pouco mais de duas horas e os três foram resgatados com vida.

Conforme informações do Grupo de Operações e Socorro Tático do Corpo de Bombeiros (Gost), de São José dos Pinhais, por volta de 17h50, uma das vítimas ligou do celular para o 193 do Corpo de Bombeiros avisando que estavam perdidos. Uma equipe do Gost foi mobilizada e partiu para o local, efetuar as buscas. Por volta de 19h, outra equipe se dirigiu até o morro em apoio à primeira. Quinze minutos depois, o radioamador, que auxiliava nas buscas, por conhecer bem o local caiu no buraco e não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o major Samuel Prestes, comandante do Gost, as vítimas continuaram a conversar com os bombeiros por telefone e forneceram um ponto de referência que possibilitou o resgate, ocorrido por volta das 20h. Eles estavam a cerca de 100 metros de onde caiu o radioamador, perto de um dos acessos ao morro.