Hálito etílico

Deputado Carli Filho teria bebido antes do acidente

O deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho corre o risco de ter o seu mandato cassado. Ontem, o advogado da família de Gilmar Rafael Souza Yared, 26 anos, que morreu no acidente junto com seu amigo Carlos Murilo de Almeida, 20, Elias Mattar Assad, entrou com pedido de cassação na Assembleia Legislativa.

Arquivo
Político pode ser cassado.

A família Yared divulgou o relatório do Siate, feito na noite da colisão. O documento diz que o deputado apresentava “hálito etílico” quando foi socorrido. O relatório aponta ainda “agitação, hálito etílico, trauma de crânio, trauma de face, de tórax e vias obstruídas”.

Depois da Polícia Civil ter afirmado que não havia colhido sangue do deputado na noite do acidente – para comprovar possíveis vestígios de bebidas alcoólicas ou drogas – ontem, o Hospital Evangélico informou que finalmente recebeu a solicitação da Delegacia de Delitos de Trânsito de Curitiba (Dedetran) para que seja entregue este material. No entanto, o Hospital também informou, em nota, que ainda “está rastreando no sistema de análises clínicas para verificar se há sangue do paciente”.

Restaurante

De acordo com uma testemunha, Carli Filho teria ingerido, durante jantar com um casal, quatro garrafas de vinho, cerca de uma hora e meia antes do acidente. Um funcionário do restaurante contou que viu o deputado cair na entrada do estacionamento, antes de sair com o seu carro em alta velocidade. Segundo informações não confirmadas, o deputado também foi visto em uma casa noturna, na Rua Cruz Machado.

O vigilante do posto de combustíveis, na esquina das ruas Ivo Zanlorenzi e Paulo Gorski, Mossunguê, onde aconteceu a colisão, disse ter visto o Passat de Carli Filho passar em alta velocidade.

“Eu estava tranquilo, mas quando ouvi o barulho, fiquei em pé para ver o carro passando, mas foi muito rápido”, contou. Ele relatou também que ouviu o barulho da colisão, mas imaginou que fosse em um poste. De acordo com o advogado Elias Assad, Carli Filho estava com a carteira de habilitação cassada pelo excesso de multas.

Investigação

O promotor Rodrigo Chemim, designado pelo MP para acompanhar o caso, deve falar com a imprensa hoje. Já o desembargador Miguel Pessoa, designado pelo Tribunal de Justiça para supervisionar a investigação, não dará entrevistas por hora. Assad sugeriu ao MP e ao TJ que o deputado seja indiciado por duplo homicídio com dolo eventual (quando se assume o risco de provocar morte).

Mandato em risco

Mara Andrich

Com relação ao pedido de cassação de Carli Filho, o presidente da AL, Nelson Justus (DEM), informou que encaminhou, à corregedoria-geral da casa, representação para apurar eventual quebra de decoro parlamentar.

O Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, para onde o deputado foi transferido, divulgou, ontem, o segundo boletim médico, sobre o estado de saúde de Carli Filho.

Ele está na unidade de terapia semi-intensiva do hospital, consciente, respirando e se alimentando com auxílio de aparelhos. A instituição afirmou também que novos exames serão realizados e, após avaliação médica, o paciente será submetido a uma cirurgia de correção de deformidade buco-facial.