PRF do Paraná é líder em apreensão de cigarros

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Paraná é responsável por 52 % da apreensão nacional de cigarros contrabandeados, nos três primeiros meses de 2009. Os dados da Central de Informações Operacionais da PRF mostram que mais de dois milhões de maços ou carteiras foram apreendidas nas principais rodovias do Estado, entre 1º de janeiro até 31 de março. Houve um aumento de 16% nas apreensões comparado ao mesmo período do ano passado.

Duas apreensões marcaram o domingo (29), no Paraná. Uma delas aconteceu em Guaraniaçu, próximo de Cascavel e a outra em Guaíra, na fronteira com o Paraguai. Em Guaraniaçu, foram apreendidas 200 mil carteiras de cigarros do Paraguai.

A carga estava escondida num caminhão Mercedes Benz, do município de Mogi Mirim, no estado de São Paulo. O motorista, um paulistano, acabou preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Federal de Cascavel.

Já em Guaíra, a PRF descobriu um depósito de cigarros com mais de 46 mil maços estocados, prontos para serem contrabandeados. A apreensão aconteceu depois que os policiais fiscalizaram uma Zafira com placa do Paraná. O carro estava vazio, mas dentro existia uma adulteração no espaço que chamou a atenção.

Houve a liberação para a viagem e os policiais seguiram a Zafira, confirmando a suspeita inicial. O carro carregava uma quantidade ilegal de cigarros no depósito descoberto. O motorista de 24 anos foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.