Polícia segue atrás de pistas sobre roubo na Pinacoteca de São Paulo

Responsável por encontrar as obras de Pablo Picasso e de Candido Portinari furtadas em dezembro do Museu de Arte de São Paulo (Masp), a 3ª Delegacia de Crimes contra o Patrimônio do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) realizou diligências neste sábado (14) em busca de pistas sobre o roubo na quinta-feira (12) de quatro telas na Estação Pinacoteca, avaliadas em R$ 1 milhão.

O museu abriu as portas gratuitamente neste sábado, como costuma fazer todos os sábados. Manteve fechada apenas a sala em que estavam as obras furtadas, no segundo andar do prédio – ao meio-dia de quinta-feira (12), três criminosos armados levaram "Mulheres na Janela" (1929), óleo sobre cartão de Di Cavalcanti; "O Pintor e seu Modelo" (1963) e "Minotauro, Bebedouro e Mulheres" (1933), gravuras de Pablo Picasso; e "Casal" (1919), guache sobre cartão de Lasar Segall.

A Interpol já notificou 186 países sobre o roubo das telas e pediu atenção redobrada nos portos e aeroportos de todo o mundo. A Polícia Federal também colocou em alerta seus postos de fiscalização nos portos, aeroportos e nas fronteiras.

As câmeras do museu, que estão sob análise da polícia, registraram boa parte da ação dos três bandidos – o retrato falado de dois dos assaltantes, um mulato de 25 anos e 1,70 metro e um negro de 1,60 m, que usava boné e óculos escuros, foi divulgado na noite do roubo. Os três pagaram ingresso, R$ 4 cada, para entrar como visitantes. Um deles deu cobertura, enquanto os outros subiram de elevador até o segundo andar, onde dominaram três funcionários.

Pediram nominalmente pelas obras – o que faz a polícia trabalhar com a tese de roubo por encomenda. Os ladrões conseguiram localizar as obras e utilizaram ferramentas para retirar os dois Picassos parafusados na parede. Depois, saíram ao lado de 60 crianças que visitavam outra exposição.

O sistema de segurança da Estação Pinacoteca guarda as imagens de vídeo por uma semana e há gravações de outra visita que os ladrões teriam feito nos últimos dias. Até o carro usado no crime pode ter sido filmado pelo circuito interno do museu.

A Estação Pinacoteca funciona neste domingo (15) das 10 às 18 horas, e reabre na terça-feira (17) com novas obras, ainda não definidas, na sala que ficou isolada para as investigações.

Voltar ao topo