MP protocola denúncia de extorsão contra Chab

O promotor de Justiça Cláudio Franco Félix, da Vara de Inquéritos Policias, ofereceu na tarde desta quarta-feira (30) a denúnica de extorsão contra o ex-deputado estadual, jornalista e apresentador Ricardo Chab, o advogado Antônio Neiva de Macedo Filho e o presidente da Câmara de Colombo, o vererador Oséias Ribeiro de Souza, do PT.

A denúncia foi distribuída e agora está na mãos do juiz Antônio Carlos Chomar, da 8ª Vara Criminal. O próximo passo será a marcação de uma audiência.

Chab e Macedo são acusados por extorsão duas vezes. Segundo informações do Forum Criminal, eles teriam pedido ao dono da empresa de segurança Centronic, Nilso Rodrigues de Godoes, a quantia de 100 mil reais em outubro do ano passado.  Neste mês de abril, a chantagem para que Chab não danificasse a imagem da empresa no programa diário que apresentava na Rede Independência de Comunicação (RIC) voltou. Dessa vez, junto com Onéias de Souza, eles pediram 150 mil reais, que seria distribuído entre Chab, o advogado e o vereador – 50 mil reais para cada. Após negociações, o valor foi diminuído para 70 mil reais, que seria pago em duas parcelas de 35 mil, "sendo que a vítima deveria assinar um contrato de publicidade, o que serviria para justificar os valores recebidos com a extorsão praticada", como consta na denúncia do Ministério Público (MP).

Na sexta-feira da semana passada (25), foi feito o pagamento da primeira parcela na Rádio Mais, em São José dos Pinhais, propriedade de Chab. Lá, ele e Macedo foram presos em flagrante.

O Ministério Público relata na denúncia que "afirmavam, ainda, os denunciados, que caso o pagamento do valor exigido não fosse concretizado, iriam ‘detoná-lo na imprensa, até a empresa Centronic ser fechada’, ameaçando, assim, de causar graves prejuízos de ordem financeira à vítima Nilso Rodrigues de Godoes".

O apresentador e Macedo continuam presos no Centro de Triagem 2, em Piraquara. O advogado que defende Chab, Haroldo Nater, vai esperar a decisão do do juiz, que segundo ele, deve sair na sexta-feira (2), para então entrar com o pedido de habeas-corpus. Para Nater, entrar agora com o habeas-corpus não seria conveniente. A defesa continua alegando que Chab não sabia de nada. O advogado afirma que "todas as evidências mostram que ele não estava envolvido. As ligações grampeadas não refletem o contexto". Nater ainda disse que não teria um porquê para o apresentador fazer a extorsão, já que tem uma vida financeira boa e uma carreira de 28 anos para zelar.

Saiba mais:

Polícia indicia Chab, advogado e presidente da Câmara de Colombo

Ricardo Chab está preso em cela especial

Ricardo Chab é preso em flagrante por extorsão

Voltar ao topo