Policial militar morre em troca de tiros no Afonso Pena

O trabalho de quase 16 anos na Polícia Militar terminou de forma trágica para o soldado Devanil José de Proença, 37 anos.

No início da madrugada de ontem, ao atender uma ocorrência de assalto em uma danceteria, no bairro Afonso Pena, em São José dos Pinhais, o policial envolveu-se em confronto armado com quatro criminosos e foi baleado. Encaminhado ao Hospital Cajuru, não resistiu e morreu. Dois dos bandidos também foram mortos no tiroteio travado e um terceiro foi preso. O quarto indivíduo conseguiu escapar. O confronto aconteceu na Avenida Rui Barbosa, em frente à Boite Night House.

Devanil ingressou na PM em junho de 1992 e recentemente foi lotado no 17.º Batalhão, trabalhando no Projeto Povo da região do bairro Afonso Pena. No final da noite de sábado, enquanto finalizava uma ocorrência de lesão corporal, nas proximidades da danceteria, recebeu uma ligação no aparelho celular disponível na viatura. Foi informado de que estava ocorrendo um assalto na casa noturna e pediu autorização ao comando da PM para atender a ocorrência, considerada mais grave. Pouco depois da meia-noite, o soldado chegou à danceteria.

Foto: Alberto Melnechuky

Outro bandido, baleado em matagal, morreu no hospital.

Suspeitos

De acordo com informações da PM, logo que se aproximou, o policial Devanil percebeu dois suspeitos em uma motocicleta Biz e resolveu abordá-los. Porém, outros dois criminosos, que estavam no interior do estabelecimento, saíram e atiraram em direção ao soldado. No revide, Devanil ainda acertou o rosto de um dos marginais, que morreu na porta da boate. Porém, dois tiros acertaram o soldado. Um deles parou no colete balístico e o outro atingiu a lateral do policial, que fica desprotegida, na altura do peito. Devanil foi socorrido por uma viatura do 20.º Batalhão e levado para o hospital, onde morreu em seguida.

Na confusão, os criminosos aproveitaram para fugir. Um deles entrou em confronto armado com policiais da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), em um terreno próximo à danceteria. Foi baleado e chegou morto ao Hospital Cajuru. Outro, identificado pela delegacia local como Paulo Ricardo de Souza, foi localizado e detido por policiais do serviço reservado da PM. Já o quarto indivíduo conseguiu escapar e não foi localizado.

Trabalhador

Colegas do soldado lamentaram a morte e lembraram que Devanil era um policial honesto e trabalhador. ?Sempre chegava no horário e, se fosse necessário, ficava até mais tarde?, disse o soldado Correa, também do 17.º BPM, que trabalhou com a vítima no ano passado, em São José dos Pinhais. ?Era bastante competente. Recentemente participou de uma ocorrência de assalto a posto de gasolina e conseguiu neutralizar os dois criminosos?, acrescentou o colega. O corpo de Devanil foi velado na Associação da Vila Militar e sepultado no Cemitério Bom Fim, em São José dos Pinhais.

Voltar ao topo