Tradicionais programas esportivos no rádio mudam de prefixo

As mudanças na programação esportiva das rádios de Curitiba não param. Assim como a Rádio Clube Paranaense – B2, a Rádio Paraná também está abandonando o futebol. No próximo dia 30, a bola não vai mais rolar no prefixo AM 1060, endereço de dois dos mais tradicionais programas de esportes da cidade.

Mas os fãs da A grande resenha esportiva e A caminho do gol podem ficar tranqüilos. Nelson Santos, comandante da Resenha, negocia com três emissoras e deve ganhar em breve uma nova casa. Já Durval Monteiro pode levar seu A caminho… para a Rádio Colombo.

Valquir Aureliano
A caminho do gol: Biro-Biro, Manoel Fernandes, Remi Tissot e Durval Monteiro buscam, agora, dar continuidade aos 26 anos de programa  em outra rádio.

Assim como a B2, a Rádio Paraná pertence ao grupo Lumen, ligado à Pontifícia Universidade Católica (PUC), que está negociando a venda da emissora. A informação ainda não é oficial, mas, a partir do dia 30, a programação deve ser toda comandada pelo padre Reginaldo Manzotti, que está montando um estúdio na igreja de Nossa Senhora do Guadalupe, no Centro da capital paranaense.

Segundo Nelson Santos, quase toda a equipe da Resenha seguirá com ele para outra emissora. O destino pode ser a Rádio Capital (AM 1270). ?Vamos encontrar um novo lugar para o programa, que está no ar há 26 anos. Logo teremos novidades?, avisa, mostrando-se otimista com as novas perspectivas. Antes, a Resenha era comandada pelo jornalista e radialista Luis Carlos Cavalcante, falecido recentemente.

Fábio Alexandre
Na Suburbana: Levi (centro), com a equipe da Rádio Paraná.

O A caminho do gol, que completa 30 anos em 2007, está próximo da Rádio Colombo. ?Estamos negociando dois horários. De manhã, que é o horário nobre do rádio, e no começo da tarde. Faremos um duplo comando com o José Domingos e quero levar a equipe toda?, afirma Durval Monteiro.

Lamentável

O fim da programação esportiva das emissoras foi um golpe para o rádio esportivo do Paraná. Principalmente em relação à Clube B2. ?Essa rádio é um patrimônio histórico do Paraná. Não é possível que não exista ninguém dentro da PUC para impedir isso?, lamenta Durval Monteiro, lembrando que a B2 foi responsável pela primeira transmissão de uma partida de futebol no Estado: um Atletiba, em 1934.

Enquanto a Paraná vai se voltar totalmente para os programas religiosos, a Clube estaria fechando uma parceria com a rádio paulista Eldorado ESPN. A princípio, não haverá programação local e o ouvinte terá que se contentar com os programas produzidos em São Paulo.

Lumen não fala, mas Eldorado confirma

Proprietário das rádios Clube B2 e Paraná, o grupo Lumen não revela qual será o destino das emissoras. A assessoria confirma que o grupo está negociando a venda da Paraná, mas não informa quem é o comprador. Sobre a Clube, quem espera por novidades terá que aguardar até outubro. Os programas ?A caminho do gol? e ?A grande resenha esportiva? ocupavam horários terceirizados na grade da Rádio Paraná. Segundo o Lumen, esses horários estão sendo retomados, para que o grupo possa concluir a venda da emissora.

Já na Clube, a equipe de esportes era formada por funcionários contratados pela rádio. A maioria deles foi demitida e alguns relocados para outros programas e funções. O Lumen não confirma a parceira com a Eldorado ESPN. Diz apenas que haverá novidades a partir de outubro.

Segundo a diretora-executiva da Eldorado, Miriam Chaves, a rádio paulista e o Lumen têm uma parceria de três anos para a transmissão da programação da Eldorado nas emissoras do grupo paranaense, durante a madrugada. ?Em razão desta parceria, está em andamento negociação de outras parcerias entre as duas empresas, mas não há nada definido?, diz Miriam.

Voltar ao topo