Polícia Federal prende auditor fiscal acusado de extorsão

Foragido desde junho deste ano, o auditor fiscal da Receita Estadual Ivan Carlos dos Santos (foto), 51 anos, foi preso por policiais federais, em uma casa na Praia dos Ingleses, em Florianópolis, onde morava com a família há um mês. Ele teve a prisão decretada durante a Operação Integridade, desencadeada no dia 17 de julho, que investigava extorsões feitas a caminhoneiros.

Na época foram presos Edson Rosa Fernandes, Hsu Keng Wei, Luís Carlos Maceno, Genóbio Eduardo Jaime Rivero, José Luís da Silva, Laurito Francisco Lemes, todos auditores fiscais, e o funcionário da Claspar Vilmar Correia de Mello, acusados de concussão (extorsão feita por funcionário público), prevaricação (mau uso da função) e formação de quadrilha.

Segundo a delegada Sônia Maria Baggio, do Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce), Ivan morava em União da Vitória e desapareceu após seus colegas serem presos. Ela contou que o auditor é acusado de participar ativamente das exigências de propinas de caminhoneiros e empresas de transportes com irregularidades. ?Acreditamos que fatos novos podem surgir para prosseguimos as investigações?, disse a delegada.

Corrupção

Na época das prisões, o delegado Agenor Salgado, então titular da delegacia de União da Vitória e que comandou a Operação Integridade, informou que a quadrilha foi investigada durante seis meses e foi apurado que as vítimas dos auditores eram motoristas de caminhões e empresas que transportavam cargas com irregularidades, que passavam pelo posto da receita Estadual Ariovaldo Huergo, em General Carneiro. Segundo a polícia, os valores das extorsões variavam de R$ 300,00 a R$ 15 mil, dependendo da vítima.

Voltar ao topo