Ousadias orientais

Cada vez mais exigentes, os clientes de restaurantes orientais andam à procura de novidades. Dos japoneses, especialmente. Já não bastam os cortes finos de sashimis ou sushis, niguiris e uramakis bem comportados, padronizados por anos e anos de consumo entre os apreciadores. Como em todos os segmentos gastronômicos, também a cozinha japonesa oferece opções para explorar a criatividade de seus chefs e sushi-men. A prova maior disso foram os prêmios mais recentes das publicações voltadas para esse meio. Tanto na edição especial da revista Gula do ano passado (a desse ano ainda não saiu) quanto na Veja Curitiba, que acaba de premiar os melhores do ano, o vencedor escolhido pelos júris foi o Restaurante Akira, que tem pouco mais de um ano de existência e ousou pela criatividade em seu cardápio concebido pelo chef Caju.

Na mesma esteira surgiu o Ronin Oriental Cuisine, espaço inaugurado há pouco tempo no mezanino do Taboo Lounge Bar. Ambientado com as cores e decorações exóticas dos centros urbanos de Tóquio, o local aposta na ousadia das receitas e nas inovações que o proprietário, Luiz Alcino Ribas, encontrou em restaurantes de Nova York e Tóquio. Para pôr suas idéias em prática, contratou dois profissionais especializados na culinária oriental. Com assessoria do já citado Caju, Marcos Aurélio dos Santos (Marquinho) desenvolveu todo o cardápio da casa, que é constantemente renovado como forma de atrair a curiosidade de quem sempre está ávido por novidades.

O Sushi-man Marquinhos e o proprietário Luiz Alcino Ribas.

Paranaense com 30 anos de idade, Marquinho começou trabalhando no Nara, mas ficou mais tempo mesmo foi no Yamazushi, três anos, onde aprendeu praticamente todas as técnicas da comida japonesa. Passou depois pelo Notubo já com o destaque de chefe, até aceitar o convite para conduzir os sabores do Ronin.

Novos sabores

Entre as opções exclusivas da casa está o Combinado Ronin, composto de niguiris contemporâneos, com ovas e peixes exóticos; o Ebiten Golden, salmão com raspinhas de limão recheado com camarão, cream-cheese e alface; e sashimis de atum e salmão selados com sementes de gergelim e papoula. Sucesso absoluto. Tanto quanto um dos favoritos dos clientes: Ronin Dragon, um sushi de salmão com cogumelos shimeji, que é flambado com licor cointreau na mesa, à frente do cliente. O mais interessante é que é fácil de fazer.

Na renovação do cardápio, Marquinho apresentou o Polvo crocante, de belo efeito visual, incrível sabor e também de fácil execução. O tentáculo do polvo já cozido é frito rapidamente em gordura quente só para formar a crosta e daí é cortado em fatias e servido.

Novidades também entre os pratos quentes, com a inclusão do Salmão ao leite de coco, com inspiração na cozinha tailandesa, e do Camarão Nagoya, que tem sido a grande pedida dos últimos dias. São camarões temperados com tabasco, salteados com aspargos frescos, tomate seco, azeitonas pretas e tomates-cereja. E que pode ser feito em alguns poucos minutos.

Para sobremesa, a favorita da casa: Frutas flambadas. A melhor forma de terminar uma refeição para não se esquecer tão cedo.

Bom apetite!

Serviço:
Ronin Oriental Cuisine
Rua Bispo Dom José, 2096 ? Batel
Fone: (41) 3342-0700

Ronin Dragon

Por Marcos Aurélio dos Santos, sushi-man do Ronin Oriental Cuisine

Ingredientes:

6 fatias finas de salmão (60g)

50g de cogumelos shimeji

1 colher (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de Molho Tore*

1 pepino em rodelas

2 colheres (sopa) de cointreau

Modo de fazer:

Aqueça a manteiga em uma frigideira e refogue os cogumelos até que murchem. Junte o Molho Tore* e separe em seis porções. Envolva cada uma delas com a fatia de salmão e disponha sobre as rodelas de pepino. Regue com o cointreau e flambe no momento de servir.

Rendimento: 2 porções.

Molho Tore

Ponha em uma panela 1 porção de saquê, 2 de shoyu e 4 de açúcar e cozinhe em fogo baixo por 2 horas, até reduzir bem.

Polvo crocante

Por Marcos Aurélio dos Santos, sushi-man do Ronin Oriental Cuisine

paladar_polvocrocante.jpgIngredientes:

1 tentáculo de povo (pré-cozido em 1 litro de água com 300ml de shoyu) de 200g

Óleo para fritura

Modo de fazer:

Aqueça bem o óleo. Limpe o polvo, retirando a pele. Enxugue bem. Frite por 2?, o tempo suficiente para formar a crosta. Retire e escorra sobre papel absorvente.

Corte o tentáculo em fatias transversais e sirva com wasabi e gengibre em conserva.

Rendimento: 2 porções.

Camarão Nagoya

Por Marcos Aurélio dos Santos, sushi-man do Ronin Oriental Cuisine

Ingredientes:

300g de camarão imaruí

50g de azeitonas pretas em tiras

100g de tomate seco em azeite

20g de alho picado

Folhas de rúcula

Tomates-cereja fatiados

Aspargos frescos cozidos e fatiados em juliana

Gotas de tabasco

Azeite de oliva

Sal

paladar_camaraonagoya.jpgModo de fazer:

Grelhe o alho no azeite e junte os camarões, refogando por 3 minutos. Tempere com sal e o tabasco. Junte o tomate seco e refogue em fogo baixo por mais 2 minutos. Acrescente os tomatinhos, as azeitonas e os aspargos, mantenha por mais um instante no fogo.

Ponha as folhas de rúcula no fundo de um prato e despeje o refogado de camarões por cima.

Rendimento: 2 porções.

Frutas flambadas

Por Marcos Aurélio dos Santos, sushi-man do Ronin Oriental Cuisine

Ingredientes:

Fatias de kiwi, morango, carambola e banana.

Açúcar, mel e cointreau.

paladar_frutasflambadas.jpgModo de fazer:

Aqueça o açúcar com o mel em fogo alto até derreter completamente e formar uma mistura homogênea. Junte as frutas, despeje o cointreau e flambe.

Sirva imediatamente, com uma bola de sorvete, regando com calda de maracujá (suco de maracujá reduzido com saquê, açúcar e mel).

Rendimento: 2 porções.

Voltar ao topo