O polvo ao alcance de todos

paladar_polvo.jpgDe todos os frutos do mar talvez seja o que cause maior rejeição. Já não é fácil tirar o comensal comum da rotina dos filezinhos de peixe e alguma coisa de camarão. De uns tempos para cá, há uma sensível abertura, com alguns anéis de lula dourados, ostras gratinadas e até as sofisticadas (e caras) vieiras, sempre deliciosas.

Mas com o polvo a história é diferente. Talvez por estar ligado às histórias de antigos naufrágios ou perigo nos mares, como o que passou o capitão Nemo em suas ?20 mil léguas submarinas?. E os mares são ricos em variedades de polvos, um cefalópode de oito tentáculos, cada um deles com duas fileiras de ventosas. Assim como a da lula, a carne do polvo é rica em sais mineiras e vitaminas do complexo B, ao mesmo tempo em que apresenta um mínimo teor de gordura. É saudável, embora de digestão difícil.

De todos os tipos, o mais fácil de ser encontrado no Brasil atinge cerca de 80 cm de comprimento. O melhor para a gastronomia é aquele cujo peso gira em torno de 1 kg ? uma boa medida para uma refeição de cinco porções individuais.

O problema maior na cozinha é deixá-lo macio. E os métodos são os mais variados possíveis, todos com bons resultados. Há quem bata vigorosamente a carne, depois de limpa, em uma laje, tampo de mesa ou qualquer superfície dura. Outros preferem cozinhar lentamente em fogo baixo, por cerca de 1 hora. Alguns com muita água, outros sem nenhuma, apenas com uma cebola espetada em cravo, para que cozinhe no próprio líquido liberado pelo polvo e pela cebola. Essas diferenças poderão ser sentidas nas receitas aqui publicadas, justamente para oferecer alternativas ao leitor/cozinheiro de adotar o método que melhor lhe convier.

Pratos com polvo não são muito comuns na culinária internacional. Os orientais costumam utilizá-lo em niguiris e sashimis, mas pouco dele se tem nos cardápios da maioria dos países. Os italianos ainda oferecem algumas alternativas, especialmente em entradas e saladas. O maior número de opções está, sem dúvida, na cozinha portuguesa (que, aliás, tem na lampreia uma de suas inimagináveis delícias), onde desfila com freqüência nos cardápios das cidades litorâneas.

E um dos pratos mais tradicionais por lá é o Polvo à Lagareiro, que aqui tem a receita do especialista no assunto, o chef Alexandre Vicki, do Restaurante Cais da Ribeira (Pestana Curitiba Hotel), não por acaso escolhido pela revista Gula como o melhor restaurante português de Curitiba em 2005. No prato de Vicki, o polvo é servido com um refogado de tomates e alecrim. Das mesmas raízes é o Arroz de polvo açoriano, com o arroz sendo cozido no próprio líquido liberado pelo cozimento do povo e que ganha uma cor escura justamente pela tonalidade da pele do molusco. É prato único, para uma refeição charmosa e requintada, acompanhada de um saboroso vinho verde.

Mas há mais, muito mais que as sugestões portuguesas. O advogado Marcus Coelho preparou na ?Confraria do Armazém? uma entrada que arrancou aplausos intensos: Fantasia de polvo, combinando tiras de polvo com cogumelos e um molho de ervas. Outra boa idéia de entrada é o Tartare de polvo, que mistura legumes, alcaparras e maçã verde, com um toque final de pesto de salsão. Ainda para entrada ou até mesmo como aperitivo (em barzinho seria uma ótima), Espetinhos de polvo e cebola, alternando pedaços de polvo cozido com os de cebola e gratinados ao forno com uma farofa de pão caseiro. Se a idéia for uma entrada quente ou primeiro prato, pode apostar no Polvo em molho de pimentão vermelho, que combina com perfeição os sabores dos ingredientes, com a base do molho do pimentão previamente assado. Se a alternativa for salada, também tem, combinando com as favas, que os portugueses (eles de novo) consomem tanto e que por aqui já são mais difíceis de serem vistas à mesa. Mas são deliciosas e ficam melhor ainda nessa Salada de polvo e favas.

Se quiser variar mesmo em prato principal, ofereça Cuscuz de polvo, que valoriza o sabor do molusco e tem no cuscuz um acompanhamento discreto, contrastando com os legumes caramelados.

Inspiração, portanto, é o que não falta. E com essas opções talvez seja a hora de se quebrar o tabu e partir para receber o polvo em sua casa. Por que não?

Bom apetite!

Polvo a Lagareiro

Por Alexandre Vicki, chef do Restaurante Cais da Ribeira, do Pestana Curitiba Hotel

Ingredientes:

2 polvos grandes bem limpos

2 cebolas médias em cubos

1 cabeça de alho picado

1 maço de salsinha

6 tomates grandes em cubos

6 folhas de louro

1 alho-poró

Azeite de oliva

paladar_polvolagareiro.jpgModo de Preparo:

Em uma panela grande coloque para refogar todos os ingredientes em azeite, menos o polvo. Deixe refogar por uns 5 minutos, adicione o polvo e envolva bem no refogado, tampe a panela sem colocar nada de água e deixe cozinhar por uns 15 minutos, coloque o sal e vá furando com um garfo, perto da cabeça, onde os tentáculos são mais grossos, quando estiverem macios retire-os e porcione.

Ingredientes (Acompanhamentos):

1 kg de batatas portuguesas

300 g de sal grosso

2 galhos de alecrim

20 tomates cerejas cortados ao meio

Modo de Preparo:

Em uma forma disponha as batatas portuguesas já lavadas e ainda úmidas e polvilhe o sal grosso. Coloque a assar por 30 minutos em forno médio. Retire e reserve.

Em uma frigideira com azeite salteie os tomates cerejas com o alecrim.

Em um prato disponha algumas batatas levemente amassadas para que formem uma cama, coloque o polvo e regue com o refogado de tomates e alecrim.

Rendimento: 4 porções.

Arroz de Polvo Açoriano

Receita da região Açores

Ingredientes:

1 kg de polvo

1 dente de alho

2 cebolas

1 ramo de salsa

1 folha de louro

½ xícara de coentro picado

2 tomates

sal

pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

2 chávenas de arroz

paladar_arrozpolvoacoriano.jpgPreparação:

Limpe o polvo e leve para cozinhar em panela de pressão, com uma cebola inteira descascada e espetada por um cravo, por 12 minutos a partir da pressão. Deixe esfriar e corte em pedaços.

Pique a outra cebola e leve ao fogo com um pouco de azeite, o dente de alho esmagado e o tomate pelado, partido em pedacinhos.

Deixe refogar e junte-lhe 4 xícaras de água de cozer o polvo e o polvo cortado. Adicione o louro, a cebola cozida feita em pedaços e o coentro e tempere com sal e pimenta.

Quando ferver, junte-lhe o arroz.

Tampe e deixe cozinhar em fogo brando até que o arroz esteja al dente.

Rendimento: 6 porções.

Salada de polvo e favas

Ingredientes:

1 polvo de 1,2 kg

400g de favas (frescas ou congeladas) descascadas

400g de tomates-cereja

1 cenoura

1 talo de salsão

1 cebola

Orégano fresco

Azeite de oliva extra virgem

Sal e pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

paladar_saladapolvofavas.jpgModo de fazer:

Ponha o polvo e uma caçarola, cubra-o com água fria, junte a cebola, a cenoura, o talo de salsão e leve ao fogo. Após começar a ferver, cozinhe por 40 a 50 minutos, até que esteja macio. Deixe o polvo descansar imerso na água do cozimento, retire a pele e as ventosas maiores e corte em pedaços.

Corte os tomatinhos pela metade e, em uma tigela, tempere-os com azeite, sal e orégano e leve ao forno baixo (150º.) por cerca de 30 minutos.

Escalde as favas em água fervente por alguns minutos, escorra e tire as peles.

Junte o polvo, os tomatinhos e as favas e tempere com sal, pimenta e o fundo de cozimento dos tomatinhos emulsionado com azeite.

Rendimento: 4 porções.

Cuscuz de polvo

Ingredientes:

1 polvo de 400g limpo

320g de cuscuz

200g de cebolas em pedaços

200g de abobrinha em rodelas

200g de ervilhas frescas (ou congeladas)

talinhos de erva-doce

limão

açúcar

azeite de oliva extra-virgem

sal

pimenta em grão

paladar_cuscuzpolvo.jpgModo de fazer:

Cozinhe o polvo em panela de pressão por cerca de 15 minutos. Escorra e corte em pedaços.

Prepare o cuscuz conforme instruções da embalagem (é muito fácil). Depois de pronto, misture com o polvo em pedaços, tempere com azeite, sal, suco de limão e alguns talos finos de erva-doce e a pimenta moída na hora.

Depois de bem misturado, divida a porção em quatro e enforme-os para pratos de servir.

Aqueça um pouco de azeite em uma panela e refogue a cebola e a abobrinha, com um pouco de sal e uma pitada de açúcar. Cubra e deixe refogar até que esteja caramelado.

Cozinhe a ervilha em água quente, salgada, por cinco minutos.

Monte o prato com o cuscuz no meio, os vegetais e as ervilhas em volta. Cubra com um fio de azeite.

Rendimento: 4 porções.

Polvo em molho de pimentão vermelho

Ingredientes:

1 polvo de 1,3 kg

700g de batatas

1 pimentão vermelho assado

½ cebola cortada em tiras

2 dentes de alho

2 ramos de alecrim

1 maço de manjericão

Salsinha

1 folha de louro

Manteiga

Azeite de oliva extra virgem

Sal e pimenta-do-reino em grãos

paladar_polvopimentao.jpgModo de fazer:

Ponha o polvo em uma panela de pressão e cubra-o com água abundante. Junte 1 ramo de alecrim, o manjericão, o louro, 1 dente de alho e alguns grãos de pimenta e cozinhe por 15? a partir da pressão. Abra a panela e deixe o polvo esfriar dentro da água do cozimento.

Descasque as batatas e corte-as em rodelas finíssimas (chips), enxágüe-as, seque-as com papel de cozinha e refogue-as na panela com azeite, manteiga, 1 dente de alho e 1 ramo de alecrim.

Limpe ligeiramente o polvo, ainda morno, eliminando parte da pele e das ventosas e corte-o em pedaços.

Em outra panela, grande, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte o polvo, o pimentão cortado em quadrados, as batatas refogadas e um pouco de água. Tampe a panela, confira o tempero e cozinhe em fogo bem baixo por 10 a 15 minutos.

Sirva o polvo com as batatas, o molho formado e salpique com salsinha picada.

Rendimento: 4 porções.

Espetinho de polvo e cebola

Ingredientes:

1 polvo de cerca de 1kg

1 cebola grande cortada em pedaços

½ pão caseiro sem a casca

½ colher (sopa) de casca de limão (siciliano, de preferência) ralada

1 folha de louro

1 ramo de alecrim

Salsinha

Cebolinha verde

Tomilho

manjerona

2 dentes de alho

azeite extra virgem

sal

pimenta-do-reino em grãos e moída na hora

paladar_espetinhopolvo.jpgModo de fazer:

Ponha o polvo limpo em uma caçarola, cubra-o com água, junte o louro, alguns grãos de pimenta, a casca de limão ralada, o alecrim e deixe cozinhar por 50 minutos a partir do instante em que levantar fervura (25? se for na panela de pressão). Deixe descansar por 30 minutos no próprio líquido do cozimento. Escorra e corte em pedaços.

Monte os espetinhos alternando os pedaços de polvo e cebola e ajeite-os em uma assadeira untada com o azeite.

Passe o pão caseiro pelo mixer, com a salsinha, a manjerona, a cebolinha e o alho. Polvilhe essa mistura sobre os espetinhos e tempere com sal, pimenta e leve ao forno pré-aquecido (200º.) por cerca de 10 minutos. Vire os espetinhos aos 5 minutos, transportando a farofa de pão, já dourada, para cobri-los novamente.

Disponha os espetinhos em um prato de servir e salpique com a farofa de pão. Se não for suficiente, faça um pouco mais e leve ao forno por alguns minutos).

Rendimento: 4 porções.

Tartare de polvo

Ingredientes:

1 polvo de 800g

4 aspargos

1 cenoura

2 talos de salsão com as folhas

1 cebola branca

1 cebola roxa

1 abobrinha

½ maçã verde

½ copo de vinho branco seco

3 azeitonas pretas picadas

½ colher (sopa) de pinólis

1 colher (sopa) de alcaparras

Salsinha picada

Azeite de oliva extra virgem

Sal

Pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)

paladar_tartarepolvo.jpgModo de fazer:

Ponha o polvo em uma caçarola, cubra-o com água fria, junte o vinho, a cenoura, 1 talo de salsão e a cebola branca e deixe cozinhar por 50 minutos a partir da fervura. Escorra e corte o polvo em pedaços.

Corte os vegetais restantes (exceto as folhas de salsão) em cubinhos, junte as alcaparras, as azeitonas, tempere com o azeite e a salsinha e deixe marinar enquanto cozinha o polvo.

Feito isso, misture o polvo cortado com os vegetais marinados, adicione a maçã cortada em cubinhos e tempere tudo com sal.

Com um aro especial, enforme 4 porções da mistura, regue com azeite de oliva e acompanhe com um ?pesto? preparado com as folhas de salsão trituradas com ½ copo de azeite, os pinólis, sal e pimenta.

Rendimento: 4 porções.

Fantasia de polvo

Por Marcus Coelho, da Confraria do Armazém.

Ingredientes

Polvo:

500 g de polvo

2 litros de água

400ml de vinho branco seco de boa qualidade

5 grãos de pimenta do reino branca

50g de cebola picada

150g de cenoura picada

100g de salsão picado

3 dentes de alho

50ml de shoyu

Cogumelos com Ervas:

400g de cogumelos (pleurots, shiitake e shimeji)

50g de óleo de girassol

sal e pimenta a gosto

Molho de Ervas:

200ml de óleo de oliva, extravirgem

30gr de folhas de salsinha

1 dente de alho

5gr de folhas de tomilho

1 pitada de sal

paladar-fantasiapolvo_1.jpgModo de fazer:

Polvo:

Junte todos os ingredientes numa panela e deixe ferver em fogo baixo por 15 minutos. Passe pela peneira, volte a panela ao fogo, acrescente o polvo e cozinhe em fogo brando até ficar macio. Retire e reserve. Deixe esfriar.

Cogumelos com Ervas:

Fatie os cogumelos em lâminas de 0,5cm de largura. Grelhe-os levemente em frigideira antiaderente com óleo de girassol. Tempere. Deixe esfriar. Em um recipiente coloque os cogumelos, parte do molho de ervas e misture muito bem.

Molho de Ervas:

Bata tudo no liquidificador e reserve.

Montagem do Prato

Use 4 aros de 6cm de largura x 3cm de altura, coloque no centro de cada prato, encha-os com a mistura de cogumelos, prensando com a ajuda de uma colher. Retire o aro, fatie o polvo como desejar, e coloque harmoniosamente sob a mistura de cogumelos. Regue com o restante do molho e sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções.

Voltar ao topo