Cidadã mais idosa do Paraná comemora 111 anos com festa

A cidadã mais idosa do Paraná, uma das mais idosas também do Brasil, completou 111 anos nesta sexta-feira (06). Rosa Teixeira Lima, a vó Rosa, como é conhecida, comemorou a data com familiares e amigos, numa festa promovida pela Fundação de Ação Social (FAS) e o Centro Social Vida Nova. Cerca de cinqüenta pessoas da comunidade fizeram questão de cantar os parabéns para a aniversariante e ajudá-la a apagar as velas do bolo.

A ilustre moradora da Vila Independência II, no Pinheirinho, recebeu flores e presentes. O diretor financeiro da FAS, Romeu Munaretto compareceu ao evento representando a presidente da instituição, Fernanda Richa.

Nascida em 1895, em Quitandinha, Região Metropolitana de Curitiba, Vó Rosa veio para Curitiba ainda moça. Há muitos anos Vó Rosa é atendida pela Fundação de Ação Social (FAS) por meio dos programas de apoio ao idoso.

Mãe de sete filhos, Rosa Teixeira Lima tem 38 netos, 12 bisnetos e 3 tataranetos. A aniversariante conta, com orgulho, que participa dos eventos promovidos pela FAS desde 1995, ano em que passou a receber da Prefeitura, todo mês, alimentos doados através do programa "Vale Vovó".

"É o meu sustento", diz ela, que participa também de outros programas de ação social promovidos pela FAS, como palestras educativas na Rua da Cidadania do Pinheirinho.

Parabéns

Aos 56 anos de idade, o filho João Maria Munhoz de Cardoso, emocionou-se na hora de homenagear a mãe. "É um orgulho para nós podermos desfrutar da companhia de uma mulher que sempre fez muito pela família", disse João Maria.

"Dona Rosa é um exemplo do respeito e do carinho que esta administração tem pela pessoa idosa", disse Romeo Munaretto. "Oferecer melhores condições ao idoso, garantindo dignidade e melhor qualidade de vida é uma de nossas prioridades", completou Munaretto.

Segundo a presidente do Centro de Transformação Social Vida Nova, Dóris Maria Faria já virou tradição a união dos moradores do bairro para festejar o aniversário de Rosa.

"Ela é uma pessoa querida e participativa. Houve um período em que, por meio dos programas de geração de renda da FAS, ajudava a confeccionar tapetes para contribuir com os que precisavam", relembra Dóris.

Este foi o 12º aniversário de Rosa comemorado no Centro de Transformação Social Vida Nova. Segundo a coordenadora regional da FAS no Pinheirinho, Elenice Malzoni, a participação da FAS no festejo acontece há cinco anos.

"Os preparativos da festa contam com a participação de todos que a conhecem. Para a FAS ela é um símbolo dos atendimentos e da política que o município desenvolve com os idosos", disse Elenice.

Participaram da festa a gerente de proteção social básica da diretoria de proteção social da FAS, Cecília Hauer; o assessor comunitário da FAS, Antonio Carlos Vieira, e representantes da administração regional do Pinheirinho.

Voltar ao topo