Prefeitura e Clube das Pulgas abrem Campanha de castração

A Prefeitura de Curitiba e a ONG Clube das Pulgas começaram, na unidade de saúde Capanema, uma campanha de castração dos cães da Vila Torres. a campanha foi aberta pelo secretário municipal da Saúde, Michele Caputo Neto, com a presença do Administrador Regional da Matriz, Omar Akel, do vereador Ângelo Batista e de diversas lideranças da comunidade.

A meta é castrar 900 animais. Os donos de cães que tiverem interesse em participar da campanha devem preencher uma ficha na unidade de saúde. Depois disso, eles serão procurados pela equipe do Clube das Pulgas.

O trabalho de castração está sendo feito por clínicas veterinárias voluntárias, que já atuam em conjunto com o Clube.

"A campanha é o começo da solução de um problema da comunidade porque os animais são responsáveis pela transmissão de várias doenças, como raiva, leptospirose, verminoses e dermatites", disse Caputo. O secretário lembrou que os cães só serão esterilizados se os seus donos forem procurar voluntariamente a equipe ou a unidade de saúde.

A campanha de castração foi precedida de um trabalho educativo com os alunos de duas escolas que atendem a região, os colégios estaduais Hildebrando de Araújo e Manoel Ribas. Também foi realizado um "censo canino", feito pelo Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Curitiba, pelo Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o Clube das Pulgas.

A pesquisa revelou que 95% dos moradores da comunidade são a favor do controle populacional dos cães. A grande maioria dos entrevistados é favorável à castração, com 67,74% das respostas na pesquisa. Outros 16,74% são indiferentes, e a menor parte dos moradores, 13,20%, é contra.

Voltar ao topo