Aécio debaterá ICMs com governadores dos estados

São Paulo – Até dezembro, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, pretende promover uma reunião com todos os governadores de estado para discutir a proposta de unificação da legislação referente à cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Se não for possível chegar a um consenso entre os 27 governadores sobre o projeto apresentado pelo governo federal, Aécio espera que se forme “uma maioria responsável” que garanta a aprovação da proposta.

“Vou trabalhar a favor dessa matéria, mas tenho que reagir até que ela seja votada”, disse Aécio a um grupo de empresários, ao justificar a participação de Minas na guerra fiscal entre os estados na busca de novos investimentos. O governador revelou que participou recentemente de uma reunião reservada com o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, e com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, para discutir a unificação do ICMS. Sobre a guerra fiscal, Aécio afirmou que ela tem sido “nefasta” para o País, com propostas que beiram à “irresponsabilidade”.

O governador demonstrou disposição também para ajudar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva na aprovação do projeto das PPPs (Parcerias Público-Privadas). Apesar de defender ajustes no mérito do proposto, o governador disse que essa discussão não deve ser “transformada em queda-de-braço” entre governo e oposição. “Seria uma pequenez enorme deixar de votar essa matéria”, afirmou Aécio, destacando, entretanto, que a aprovação das PPPs depende da disposição do governo Lula em negociar.

Voltar ao topo