Trauma

‘Não dói o útero e sim a alma’, desabafa jovem estuprada

Matéria atualizada

A jovem que foi vítima de estupro coletivo no Rio de Janeiro fez um desabafo na internet. “Todas podemos um dia passa e por isso .. Não, não doi o útero e sim a alma por existirem pessoas cruéis sendo impunes !! Obrigada ao apoio”, escreveu no Facebook. Nesta sexta­-feira (27), a jovem também aderiu à campanha na rede social pelo “fim da cultura do estupro”.

“Caiu a ficha”

Segundo a advogada Eloisa Samy Santiago, a adolescente estava muito alterada com a repercussão do acontecimento.

“Ela está muito nervosa, a ficha caiu sobre a gravidade do que aconteceu. A psicóloga deve conversar com ela hoje (nesta sexta-feira). Ontem, ela estava mais calma e desperta. Na quarta, ela parecia dopada”, disse em entrevista ao jornal carioca Extra.

A advogada também explicou que a menina é filha de aposentados e permanece em casa, em companhia da família. Ela recebeu a visita de amigas próximas e de uma prima, na quinta-feira.

Já havia sido estuprada

Santiago disse que a família está muito abalada. A adolescente tem tentado se concentrar nos cuidados do filho, uma criança de 3 anos.

“Ela ficou grávida aos 12 anos. É importante lembrar que isso também é um estupro. Não importa se ela estava apaixonada, uma menina de 12 anos é vulnerável”, revelou.

Curitiba tem 3 estupros a cada dois dias

O caso que teve repercussão mundial serviu para chamar a atenção do mundo sobre o problema. Mesmo cidades tidas como exemplo, como Curitiba, não ficam imunes ao problema.

Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) de 2015, a cada dois dias ocorrem três estupros na capital. Em 2015, na amostragem de casos até o final de outubro, eram contados 415 casos de violações sexuais. É um número alto, mas é bom fazer a resslava que houve uma queda de 6,95% em comparação com igual período de 2014.

Os dados do ano passado mostram que o Sítio Cercado está no topo da lista com 28 casos de estupro, seguidos pelo Tatuquara com 26, CIC – Cidade Industrial de Curitiba -, com 22 casos e Alto Boqueirão (18 casos).

Por dia, o Brasil registra 130 casos de estupro.

Voltar ao topo