Seca

Após primeira alta em um mês, Cantareira volta a registrar queda

Após registrar a primeira alta em um mês, o Sistema Cantareira, considerado o principal manancial de São Paulo, voltou a registrar queda, segundo relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), divulgado nesta terça-feira, 28. Outros três mananciais, incluindo o Guarapiranga, também perderam volume armazenado de água.

Responsável por atender 5,2 milhões de pessoas na capital e Grande São Paulo, o Cantareira opera com 18,8% da capacidade – 0,1 ponto porcentual a menos do que no dia anterior, quando estava com 18,9%. O índice tradicionalmente divulgado pela Sabesp considera duas cotas de volume morto (de 182,5 bilhões de litros de água e de 105 bilhões), adicionadas no ano passado.

Não choveu sobre a região nas últimas 24 horas. Já no volume acumulado do mês, a pluviometria acumulada é de 43,5 milímetros, valor próximo da média histórica de julho, que é de 50,0 mm.

No cálculo negativo do sistema, o Cantareira permanece estável com -10,4%. De acordo com o terceiro índice, o manancial também estacionou em 14,6%. Esse último número considera o volume armazenado dividido pelo volume útil somado às duas cotas de reserva técnica.

Guarapiranga

Atual responsável por atender o maior número de pessoas (5,8 milhões), o Guarapiranga voltou a perder volume de água represada. Os reservatórios que compõem o sistema estão com 77%, ante 77,1% no dia anterior.

Outros mananciais

O nível no Sistema Rio Claro também desceu 0,1 ponto e o manancial chegou a 72,3%, contra 72,4% na segunda-feira, 27. O Alto Cotia foi quem sofreu a maior variação negativa: 0,4 ponto porcentual. Com a queda, os reservatórios desceram de 62,9% para 62,5%.

Em crise, o Alto Tietê permanece com 18,5% da capacidade, mesmo valor dos dois dias anteriores. Esse índice já considera um volume morto de 39,4 bilhões de litros de água, acrescentado em dezembro.

Já o Sistema Rio Grande foi o único a registrar alta, de 0,1 ponto. O manancial opera com 90,1% da capacidade, ante 90% no dia anterior.

Voltar ao topo