Luiz Caldas, pai do axé, comemora 30 anos do ritmo em Fortaleza

O segundo dia do carnaval praiano de Fortaleza foi dos 30 anos do axé music. O pai do axé, Luiz Caldas, colocou para dançar mais de 50 mil foliões, no Aterrinho da Praia de Iracema. Os sucessos de Caldas, ‘Fricote’, “Tieta’ e ‘Haja Amor’ deram o tom da festa, que foi encerrada na primeira hora desta segunda-feira (16) com o cantor tocando Pink Floyd.

O baiano agradeceu ao público destacando Fortaleza como segunda capital do axé, “depois de Salvador”. “Aqui é muito importante para o axé music, pois é a cidade onde melhor recebe nosso ritmo depois da capital baiana”, disse Caldas.

Antes do axé, o carnaval praiano de Fortaleza teve hip hop, música eletrônica, dub e forró. O cantor cearense Don L, hoje radicado em São Paulo, também se apresentou e colocou a multidão para dançar rap.

Rua

O destaque do carnaval de rua desta segunda-feira (16), em Fortaleza, é o bloco ‘Adeus Amélia’. O bloco feminino vai para Avenida Domingos Olímpio denunciar a violência contra a mulher fortalezense. Com o refrão ‘Amélia, a mulher de verdade; Não cabe na nossa realidade. Hoje, nós somos inteiras e não pela metade. Amélia não existe mais. O Mundo mudou meu amor. Não queira que eu me sinta ela. Adeus, adeus, Amélia’, o bloco reúne mulheres de todas idades e segmentos sociais.

A coordenadora do ‘Adeus Amélia’, Larissa Gaspar lembra que denunciar a violência contra a mulher é sempre presente: “A situação é de permanente desigualdade. Mesmo quando temos mais qualificações técnicas que os homens e ainda assim recebemos salários inferiores”.

Voltar ao topo