Perigo

Conheça 12 dicas de como agir no meio de um tiroteio

Moradores de comunidades do Rio estão recebendo orientação sobre como se comportar para se proteger em situações de perigo. Desenvolvido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, que atua em situações de guerra no mundo inteiro, o material aborda diversas situações que o morador dessas comunidades ficam suscetíveis no dia a dia. Balas perdidas, que atingiram pelo menos quatro pessoas desde sábado (17) – duas crianças morreram –, foram citadas no texto.

Confira abaixo 12 dicas da Cruz Vermelha:

1 – Identifique as ruas mais seguras. Ruas desertas ou escuras são mais perigosas. Por isso, ande por locais mais movimentados e conheça caminhos alternativos para o caso de algum imprevisto, isso pode te salvar do sufoco.

2 – Antes de ir a algum lugar onde o bicho pega de vem em quando, tente falar com quem mora lá ou conhece bem o local.

3 – Caso ande por lugares que conhece, identifique locais que podem servir de abrigo em caso de emergência.

Atitude calma é fundamental, segundo panfleto da Cruz Vermelha (Foto: Divulgação / Cruz Vermelha)

Atitude calma é fundamental, segundo panfleto da Cruz Vermelha

4 – Aprenda a reconhecer os sinais de perigo, como fogos de artifício, lojas fechadas, ruas vazias, etc. Nestes casos, identifique um local seguro para se abrigar em caso de emergência.

5 – Agora, se você está na rua e, de repente começa um tiroteio, imediatamente procure um abrigo no prédio ou casa mais próximos.

6 – Fique longe das janelas. Se elas foram atingidas por uma bala perdida, o vidro quebrado pode te ferir ou até matar. Procure um local que tenha, pelo menos, duas paredes de tijolos separando você e o local de onde vem o som de tiros.

7 – Caso não dê, se jogue no chão. Tentar correr para casa durante um tiroteio, é pior. Fique esperto em casos de tiros disparados para o ar! Afinal, tudo que sobe, desce!

8 – Assim que possível, se arraste, sem se levantar, para um local mais seguro!

9 – Nunca seja curioso. Somente saia do seu abrigo ou chegue na janela quando tiver certeza de que o perigo acabou!

10 – Na hora do sufoco, se precisar avisar alguém, é bom ter à mão uma lista com os números de telefones importantes. Nervoso, você não vai conseguir lembrar o número de ninguém!

11 – Não há uma lei no Brasil que te obrigue a andar com documentos, mas você pode ser abordado pela polícia a qualquer momento. Neste caso, evite constrangimentos, sempre ande com documentos com foto. Além disso, coopere, não faça movimentos bruscos e mantenha as suas mãos em lugar bem visível.

12 – Nunca pegue granadas ou balas abandonadas como “brindes”, porque elas podem explodir e ferir você! Isso também serve para armas.