Queimada

Incêndio em mata fecha estrada Petrópolis-Teresópolis

A queimada que atinge a região serrana do Rio provocou o fechamento da estrada Petrópolis-Teresópolis e não há previsão de reabertura, informou o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O fogo já destruiu 575 hectares do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, na região serrana do Rio. Áreas residenciais de Petrópolis também foram atingidas pelo incêndio iniciado há onze dias e alguns moradores abandonaram suas casas. Não havia informação sobre feridos até o início da tarde desta quinta-feira, 16.

O parque nacional é uma unidade de proteção integral. Quase 80% do município de Petrópolis fica em uma Área de Proteção Ambiental (APA), unidade também federal, mas menos restritiva. Cerca de 2.300 hectares já foram consumidos pela queimada na cidade. Duas unidades de conservação estaduais também foram atingidas: a Reserva Biológica de Araras e o Parque dos Três Picos. A primeira perdeu 15 hectares e outros 80 no entorno. Na segunda, 100 hectares na zona de amortecimento foram atingidos.

O chefe do parque nacional, Leandro Goulart, disse que, com a noite úmida, o fogo não se alastrou muito de ontem para hoje. Mas o sol voltou a aparecer ao meio-dia, ampliando as chamas. Trinta brigadistas estão acampados perto do principal foco de incêndio, com mantimentos para ficar até a extinção. No entanto, uma aeronave que dava apoio ao grupo sofreu uma pane nesta quinta e precisou retornar para o Rio.

Além da Serra dos Órgãos, o incêndio também atingiu áreas situadas no entorno do parque nacional: Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Boa Esperança, Pedra do Mamute e Vale do Mata Porcos.