Alunos ocupam reitoria da UFSC após tumulto com polícia

O prédio da reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) amanheceu ocupado por estudantes após o confronto violento ocorrido nesta terça-feira, 25, durante uma operação da Polícia Federal para combater o uso de drogas na universidade.

Além de passar a noite no prédio, estudantes fecharam entradas, montaram barricadas, espalharam cartazes em protesto a ação violenta da Tropa de Choque da PM no campus.

A operação de combate às drogas no câmpus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis terminou em confronto entre o Batalhão de Choque da Polícia Militar e estudantes. Por volta das 15h, agentes da Polícia Federal à paisana foram conferir uma denúncia de tráfico e consumo de drogas.

Ao tentar deter cinco pessoas que portavam pequenas quantidades de maconha, os policiais foram cercados por estudante e professores que queriam evitar que os suspeitos fossem levados.

Às 17h30, sem ter chegado a um acordo com os manifestantes, a polícia tentou abrir caminho para o carro levar os detidos à delegacia. Iniciou-se um confronto. Os estudantes atiraram pedras e o Choque respondeu com gás lacrimogêneo e balas de borracha.

A operação terminou com cinco pessoas encaminhadas à delegacia. Quatro policiais foram levados ao pronto socorro com ferimentos leves.

Voltar ao topo