Traficante de drogas teme morrer

Temendo ser morto pela polícia, Eder de Souza Conde, 27 anos, apontado como o “patrão” do tráfico de drogas da Vila Nossa Senhora da Luz, se apresentou na quinta-feira, na sede da Polícia Federal em Curitiba. “Ele está com prisão decretada por um homicídio, que ocorreu no ano 2000, cuja vítima foi um tal de “Juruna”. Mas neste crime um adolescente de 17 anos assumiu a autoria”, informou o defensor de Eder, Peter Amaro de Souza.

Segundo o advogado, Eder só se apresentou porque estava com medo de ser morto por policiais civis, mas não especificou o por quê de tanto temor. “Estão dizendo que o Eder tem helicóptero. Isto é mentira? Se encontrarem a aeronave será doada para o combate ao narcotráfico”, ironizou o advogado.

O homicídio, do qual Eder é acusado, ocorreu por motivos passionais e não tem nada a ver com o tráfico, de acordo com informação de Peter Amaro. “Todo mundo acusa meu cliente, mas ninguém prova nada. Há poucos meses fizeram uma operação na Vila Nossa Senhora da Luz e 200 homens só conseguiram matar um cachorro”, lembrou Peter, que disse crer que na cadeia, seu cliente estará mais seguro. O acusado de tráfico foi recolhido no xadrez do Centro de Triagem da Polícia Civil, no centro de Curitiba.

“O queremos vivo”, diz a polícia

Policiais da Divisão de Narcóticos (Dinarc) e promotores da Promotoria de Investigação Criminal (PIC) foram pegos de surpresa com a apresentação e conseqüente prisão de Éder de Souza Conde. Há algum tempo o delegado Luiz Antonio Zavataro vinha comandando operações na região da Cidade Industrial (CIC) para localizar Éder, tido como um dos maiores traficantes de Curitiba. A polícia tem endereços de supostos comparsas dele e locais que ele freqüenta, mas até então não tinha conseguido localizá-lo.

“Estávamos no encalço dele e da quadrilha desde que prendemos o “Verê”, braço direito do Éder, há duas semanas. Ele percebeu que ia “cair” em pouco tempo. Não agüentou a pressão e usou essa estratégia de se entregar e acusar a polícia de querer matá-lo”, comentou Zavataro. “Nós queremos esse rapaz bem vivo, para saber quem mais faz parte da quadrilha dele – inclusive se há policiais civis e militares envolvidos no esquema de tráfico”, concluiu.

Promotor

O promotor Marcelo Balzer, da PIC, disse ontem que tinha iniciado uma investigação sobre o envolvimento de Éder com o tráfico de drogas. “Com certeza, agora que ele se apresentou nós vamos ouvi-lo”, afirmou.

Além de responder a um inquérito por homicídio, pelo qual tinha mandado de prisão decretado, Éder de Souza Conde também responde a inquérito por tráfico de entorpecentes pela Delegacia Antitóxicos.

De acordo com o delegado Zavataro, a Dinarc solicitará à Justiça, em conjunto com a PIC, um mandado de intimação para ouvir Éder na cadeia. O titular da Dinarc afirmou que a quadrilha comandada por Éder tem grande poder financeiro, “inclusive para corromper autoridades”, o que tornava sua captura mais difícil.

“Gerente”

Luiz da Silva Pinto, o “Verê”, de 27 anos, é apontado pela Dinarc como o “gerente” do tráfico de drogas na Vila Nossa Senhora da Luz. Éder seria o chefão – “cargo” conquistado depois de tirar do posto outros dois famosos traficantes da região: “Evinha do Pó” e “Juruna”. Os dois foram assassinados em 2002 e 2000, respectivamente. “Verê” foi preso no último dia 15, um domingo, em uma operação conjunta da Dinarc e do 13.º Batalhão da Polícia Militar. (BM)

Voltar ao topo