Brasil faz lançamento de foguete de treinamento no MA

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, realizou no início da tarde de hoje o lançamento do foguete de médio porte Improved Orion, como parte da primeira etapa da Operação Maracati II. A operação tem objetivo de realizar testes de equipamentos de aferição do CLA, assim como preparar o centro para o lançamento do VSB-30, que será realizado no próximo sábado. O lançamento do VSB-30 é a segunda etapa da Operação Maracati II.

O foguete permaneceu no ar por cinco minutos e 16 segundos e atingiu um apogeu de 104 quilômetros, caindo a uma distância de 73 quilômetros da costa. Os testes de hoje se ativeram aos meios de rastreio e sistemas de telemetria do CLÃ.

O diretor-geral do CLA, coronel Ricardo Rodrigues Rangel, classificou a operação como um sucesso. “Tudo ocorreu conforme o esperado. É um padrão a realização de uma contagem regressiva simulada. Esta contagem simulada ocorreu hoje e como vimos que havia a possibilidade de realizar o lançamento já nesse momento, nós o fizemos”, disse Rangel. O lançamento do Improved Orion deveria ter acontecido no último sábado, mas foi adiado em função de atraso no transportes de alguns equipamentos.

O Orion é um foguete de treinamento concebido em parceria entre o Brasil e a Alemanha, com 5,7 metros de comprimento, peso de 500 kg, movido a propulsão sólida. Essa foi a terceira operação do Orion em bases brasileiras. A primeira ocorreu em 2008, no Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI) e a segunda, no próprio CLA, em maio do ano passado.

A expectativa agora é sobre o lançamento do foguete de sondagem brasileiro VSB-30 marcado para o início da tarde do próximo sábado. Nesse lançamento, serão realizados aproximadamente dez experimentos do Programa Espacial Brasileiro de Microgravidade, da Agência Espacial Brasileira (AEB), e também da Agência Espacial Alemã.

O último lançamento de um VSB-30 no CLA visando realizar experimentos do Programa Brasileiro de Microgravidade ocorreu em julho de 2007. Na época, o foguete alcançou 280 km, com uma velocidade de 7 mil m/s em um tempo de voo de aproximadamente seis minutos. Apesar da carga útil não ter sido recuperado na época, os experimentos puderam ser acompanhados pelo sistema de telemetria do CLA.