Ações precisam ir além da repressão ao tráfico

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) disse hoje que a onda de violência no Rio de Janeiro, que registrou ontem dezoito mortes, entre elas a de uma estudante de 14 anos, é uma reação às ações que o governo vem adotando no combate ao tráfico de drogas. “Isso o que está acontecendo no Rio de Janeiro é uma reação ao fato de que o governo está fazendo alguma coisa”, afirmou. “Sei que está havendo um certo esforço para se controlar o tráfico, mas o que está havendo até agora é simplesmente retirar o tráfico dos morros. Não se está realmente lidando com a questão da droga e da criminalidade de maneira mais geral.”

A questão, segundo ele, é que não basta retirar os traficantes dos morros nem apenas focar as ações à repressão ao crime. “A droga tem de ser discutida de uma maneira mais ampla. Enquanto não se entender que boa parte da questão da droga tem a ver com a proibição, por exemplo, da maconha, e tem a ver com a falta de tratamento; enquanto não se induzir as pessoas a entender que a droga é também uma questão de saúde, e não apenas de repressão; enquanto não se diminuir o consumo, você vai ter gente se arriscando e fazendo tráfico”, afirmou.

Na avaliação do ex-presidente, é preciso ampliar as campanhas e ações que visam à diminuição do consumo e à ampliação da assistência médica aos usuários. “Isso não está sendo feito. Estamos ainda na primeira etapa, na posição de repressão, que é importante, já que você não pode deixar que o tráfico tome conta, mas não é suficiente”, defendeu. As afirmações do tucano foram feitas em entrevista coletiva, em São Paulo, após participar do 2º Fórum CardMonitor de Inteligência de Mercado.