Feira encerra ciclo de atividades do projeto GPontes

Nesta quinta-feira, dia 21, cerca de 500 alunos das Escolas Municipais Frei Tito De Alencar Lima (Caça e Pesca), e Manuel Eduardo Pinheiro Campos (Sabiaguaba) terão a oportunidade de expor trabalhos criativos, desenvolvidos em sala de aula, sob a orientação de seus respectivos professores.

O Programa de Gestão Ambiental de Obras de Implantação de Pontes em Rodovias Federais, conhecido como GPontes, realiza a terceira campanha de sensibilização, conscientização e envolvimento da comunidade nas questões socioambientais e de sustentabilidade, apresentando os benefícios e adequações ambientais, resultantes da construção da ponte sobre o Rio Cocó, que liga os bairros Sabiaguaba e Caça e Pesca.
 
Durante esta semana, uma equipe de educadores e orientadoras pedagógicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), estarão realizando um acompanhamento pedagógico junto aos professores destas escolas.

A proposta é trabalhar a transversalidade da educação socioambiental, onde o educador escolherá uma ou mais áreas de conhecimento dentro de seu plano de ensino, promovendo discussões e instigando a criatividade dos professores para com os alunos. O resultado deste trabalho estará exposto em um espaço exclusivo, dentro da própria escola, aberto a toda comunidade.
 
A programação, que inicia neste sábado, 16, terá o auxilio da equipe multidisciplinar do projeto GPontes, que irá desenvolver uma oficina com os professores, onde serão abertas discussões acerca das diversas formas de trabalhar o tema “socioambiental” nas turmas, além da troca de ideias e conhecimento visando auxiliar o desenvolvimento dos trabalhos.

Durante a semana a equipe também irá acompanhar o processo criativo destes trabalhos, dando suporte e estimulando o diálogo entre professor e aluno, contribuindo assim com uma melhor leitura das questões debatidas em sala.
 
A equipe, coordenada pela professora Márcia de Andrade Pereira, é formada por cinco integrantes: dois educadores – Evildia Bassi e Maria Eleonora Ferreira – duas coordenadoras pedagógicas, Susy Bortot Höpker e Gerusa Lacerda – além de um comunicador – Davi Perez. O programa acontece em parceria com o DNIT e a UFPR, envolvendo autoridades municipais e lideranças comunitárias dos dois bairros.
 
Válida como a terceira e última campanha do Projeto GPontes em Fortaleza, a Feira Socioambiental, somada as atividades de acompanhamento dos professores, encerram o seu ciclo presencial no município, mas garantem a continuidade ao trabalho de consciência e sensibilização socioambiental através dos professores, alunos e moradores, que passam a atuar como agentes multiplicadores das questões ambientais. Até agora, nas duas campanhas em Fortaleza, o projeto já mobilizou mais de 8 mil pessoas, dentre eles, alunos, professores e moradores.
 
SOBRE O GPONTES: O Programa de Gestão Ambiental de Obras de Implantação de Pontes em Rodovias Federais, conhecido como GPONTES, é uma parceria do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Departamento de Transportes através do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). O objetivo do projeto é cumprir as condicionantes para a emissão das licenças ambientais requeridas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
 
SERVIÇO:
Feira Socioambiental
Quinta-feira, 21/10
A partir das 9h30: Escola Prof. Manuel Eduardo Pinheiro Campos – Sabiaguaba
A partir das16h00: Escola Frei Tito de Alencar Lima – Caça e Pesca 

Voltar ao topo