Deputado assassinado com 15 tiros

Rio – O pastor Valdeci Paiva de Jesus, 49 anos, deputado federal pelo PSL, morreu, na manhã de ontem, após ser atingido por quinze tiros, quando chegava à Rede Record de Televisão, em Benfica, na zona norte do Rio de Janeiro. Segundo testemunhas, o carro do pastor da Igreja Universal do Reino de Deus foi abordado por um Gol branco, com quatro homens. Um deles desceu e fez os disparos. A maior parte dos disparos atingiu o rosto e o tórax. O pastor e deputado chegou a ser levado para o Hospital Central do Exército, mas morreu. Devido as características do crime, a polícia trabalha com a possibilidade de ser um assassinato encomendado.

O presidente do PL no Rio, Bispo Rodrigues, afirmou acreditar que o assassinato do deputado federal Valdeci de Paiva (PSL-RJ) tenha mesmo sido encomendado. Segundo ele, o deputado federal vinha recebendo ameaças pelo telefone e que a última teria sido terça-feira passada. Ele não quis, no entanto, falar sobre suspeitos. O bispo disse ainda que aconselhou Valdeci a contratar seguranças, mas que ele não quis mudar sua rotina “porque não devia nada a ninguém.” Ainda de acordo com Rodrigues o PL está oferecendo uma recompensa de R$ 30 mil para quem passar informações sobre o responsável pelo crime. Amigos do deputado e pastor e políticos ligados a ele também informaram que estão oferecendo recompensa para quem der pistas que leve à prisão dos assassinos.

O corpo de Valdeci Paiva de Jesus está sendo velado no salão nobre da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), no centro do Rio. Paiva, que cumpriu os quatro anos de mandato no Congresso Nacional, havia sido eleito deputado estadual em outubro. Além disso, apresentava um programa policial na Rede Record. Cearense, casado, Paiva era administrador de empresas e comerciante no Rio, onde morava. Como profissional das comunicações, chegou a manter programas em nove estações de rádio. Na televisão, seus programas de maior audiência eram “Fala que eu te escuto”, “Bom Dia Vida” e “Alerta Rio”. No Congresso Nacional, participou de diversas comissões, como as de combate à pobreza e de patriônio genético, e integrou a Comissões Parlamentares de Inquérito do Narcotráfico e da Nike/CBF. No Rio, era presidente da Executiva Regional do PSL.

Algumas horas depois do crime, a polícia divulgou que já tinha o retrato-falado de um dos assassinos do deputado Valdeci Paiva (PSL). O presidente da Câmara, Efraim Morais (PFL-PB), decretou luto oficial por três dias pela morte de Paiva de Jesus. Efraim cobrou das autoridades estaduais e da Polícia Federal “a apuração do ato de violência contra um representante popular que combatia a impunidade e o crime organizado”.

Voltar ao topo