Espaço dedicado à cultura afro-brasileira em Colombo

A Casa de Cultura Negra Odé Otaiocí inaugura hoje em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, com a proposta de difundir a cultura afro-brasileira no Paraná. O local surgiu como uma homenagem ao fundador da primeira associação dedicada ao estudo e preservação da cultura negra no município, José Francisco Pereira. Ele foi conhecido no meio religioso como Doté Odé Otaiocí, pois foi quem fundou o Ilê Asé Igba Onin Odé Akueran, Casa de Candomblé (religião de matriz africana) da nação Jêjê-Nagô, que funciona há mais de 30 anos no bairro Alto Maracanã.

Foi Pereira quem também deu início, na década de 70, ao Centro de Estudo e Pesquisa da Cultura Afro-Brasileira (CEPECAB), que entre outras atividades, se dedicava à promoção social da comunidade. O diretor da Casa da Cultura, Rômulo Miranda destaca que na unidade serão desenvolvidas atividades voltadas para a formação de crianças e membros da comunidade. De segunda a sábado serão realizadas oficinas culturais e cursos profissionalizantes, tendo a cultura africana como foco principal. Entre as atividades programas estão cursos como, de mosaico, corte e costura, e bordado de adereços do candomblé. Também, criação de grupos de estudos da cultura afro-brasileira, exibição de filmes, oficinas de dança e percussão afro, festas populares, além de projetos de ressocialização e inclusão de crianças e adolescentes.

?Queremos tirar as crianças das ruas e dar oportunidades de rendas para as pessoas da comunidade?, disse Miranda. Segundo ele, o local onde fica a Casa da Cultura, pelo último senso do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), concentra 20% da população negra do município. Ele destaca ainda que durante seis meses os cursos na casa serão ministrados por professores voluntários. ?Após seis meses esperamos dar continuidade aos trabalhos com professores contratados, até mesmo da comunidade, que serão geridos através de parcerias com órgãos públicos e empresas?, comentou.

Serviço:

A da Casa de Cultura Negra Odé Otaioci funciona na Rua Tunísia, 774, Alto da Cruz, perto do terminal do Maracanã. 

Voltar ao topo