A ?batalha das superfícies? é hoje

Palma de Mallorca – O suíço Roger Federer e o espanhol Rafael Nadal são os dois melhores tenistas do mundo há algum tempo. O primeiro é soberano nas quadras de grama, enquanto o segundo é o rei do saibro.

O tira-teima entre eles será um duelo inusitado, chamado de ?batalha das superfícies?, hoje, a partir das 11h (de Brasília), em Palma de Mallorca, na Espanha.

Para confrontar Nadal e Federer, gênios de estilos diferentes, foi montada uma quadra que tem um lado com piso de saibro e outro de grama. O duelo se transformou num sucesso de público, com os 6,8 mil ingressos esgotados no primeiro dia de venda, o que já garantiu uma renda de 1,2 milhão de euros.

?Jamais participei de algo parecido?, disse Federer, que é o número 1 do mundo há mais de três anos e conquistou o título das últimas quatro edições de Wimbledon, o principal torneio de grama do circuito. ?Acho louco esse desafio. Mas acho que vai ser divertido. Já fiz uma exibição com Rafael em novembro do ano passado, na Coréia, e foi bem interessante.?

Número 2 do mundo, sempre atrás de Federer, Nadal é o atual bicampeão de Roland Garros, o principal torneio de saibro, um piso que sustenta um recorde de 72 vitórias seguidas. Mas ele não quer apenas se divertir. Por jogar em casa – nasceu em Palma de Mallorca -, promete lutar muito pela vitória. ?Não posso decepcionar jogando em casa?, afirmou o espanhol.

O jogo será disputado em melhor-de-três sets. Os tenistas terão de mudar de estratégia a cada mudança de lado, o que acontece a cada dois games disputados. Além disso, passando de um tipo de piso para outro, eles irão precisar mudar de tênis: na grama, a sola do calçado exige pequenos cravos, para não escorregar, enquanto no saibro, ela precisa ser lisa.

As apostas estão favoráveis a Nadal, que joga em casa e vem de dois títulos seguidos, em Montecarlo e Barcelona. Mas os especialistas apontam Federer como favorito, pois ele pode usar o serviço para pressionar o adversário nos dois tipos de piso.

O desafio de estratégias e a habilidade dos dois tenistas de mudarem radicalmente de situações prometem ser fatores bastante atraentes para público e especialistas. Enfim, será um duelo inusitado mas imperdível entre Nadal e Federer.

Voltar ao topo