Polícia Federal desmonta rede de tráfico internacional

São Paulo (AE) – Dezenove pessoas foram presas ontem durante a Operação Kolibra, realizada pela Polícia Federal (PF) com o objetivo de desmontar uma rede internacional de tráfico de entorpecentes. Entre elas, dezesseis foram detidas em São Paulo e três no Mato Grosso do Sul, sendo catorze prisões preventivas e cinco temporárias. O chefe da quadrilha, Joseph Noureddine Nasrallah, foi preso em sua mansão, com pilares em mármore e ouro, no município de Valinhos, interior paulista.

De acordo com a PF, com o grupo foram apreendidos 15 veículos, sendo nove de luxo, dois aviões, cerca de R$ 75 mil e aproximadamente US$ 15 mil. Cerca de 350 policiais cumpriram 80 mandados de prisão e de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Bahia e Rio de Janeiro.

As investigações foram iniciadas há cerca de dois anos, depois que o serviço inteligência da Alemanha enviou informações que demonstravam a existência de libaneses radicados no Brasil operando um esquema de tráfico internacional de drogas, pelo qual a quadrilha adquiria a cocaína em países vizinhos ao Brasil, como Bolívia, Peru e Colômbia, e exportava para Estados Unidos, Europa, principalmente Portugal e Espanha, África e Oriente Médio.

Para o transporte do entorpecente, eram usados contêineres levados para o exterior em navios cargueiros. Outra parte da cocaína era levada por ?mulas? – cidadãos aliciados para transportar a droga junto ao corpo e nas suas bagagens.

Desde o início das investigações, a PF, em trabalho de cooperação policial internacional com as polícias da Espanha, de Portugal e da Bélgica, prendeu 54 pessoas que tinham ligação com a quadrilha, e apreendeu cerca de 4 toneladas de cocaína, cerca de 15% a 20% do que eles poderiam comercializar. A maior apreensão aconteceu em julho de 2005, quando uma troca de informações entre as polícias brasileira e espanhola resultou na descoberta de 2,5 toneladas de cocaína em um pesqueiro nas Ilhas Canárias. Sete pessoas foram presas.

Ainda segundo a PF, a estimativa é que o grupo criminoso tenha movimentado mais de 1 milhão de euros e 800 mil dólares, destes, quase 400 mil euros e 600 mil dólares foram apreendidos. A Operação Kolibra, que significa ?Conexão Líbano-Brasil?, serviu para a PF identificar todo o funcionamento da quadrilha, sua hierarquia e os bens adquiridos pelo grupo, que estão sendo apreendidos e serão destinados à PF ou posteriormente leiloados.

Voltar ao topo