PT quer controle dos ministérios da Saúde e Cidades

Brasília (AE) – O PT quer retomar o controle de dois ministérios administrados por partidos da base aliada do governo: o da Saúde, hoje comandado pelo PMDB, e o de Cidades, pasta dirigida pelo PP. O desejo foi reiterado ontem pela comissão política do PT, em reunião de uma hora e 30 minutos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Na conversa, os dirigentes da legenda também expuseram a insatisfação com a política de juros adotada pelo Banco Central (BC) e comprometeram-se a ajudar a administração federal na divulgação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Lula não definiu ainda a composição do ministério e tem levado a sigla em banho-maria. Aguarda o desfecho da disputa para a presidência da Câmara, amanhã, para começar a montar a equipe do segundo mandato. Não diz nem sim nem não aos pedidos. Na prática, a agremiação não tem esperança real de voltar a comandar a Saúde – uma vez que o ministério está ?prometido? para o PMDB -, mas, ao externar as pretensões, marca posição.

No discurso oficial, a conversa com Lula girou apenas em torno do apoio ao PAC e do racha na base aliada, provocado pela disputa entre o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), candidato à reeleição, e o candidato a presidente da Casa Arlindo Chinaglia (PT-SP). 

Voltar ao topo