Crédito Solidário dá carência de dois anos na construção

Os participantes do programa Crédito Solidário terão agora um prazo de carência sobre empréstimos. Eles terão até dois anos para construir as casas e mais 20 anos para pagar a dívida. A mudança ocorreu porque, segundo o Ministério das Cidades, as famílias tinham dificuldade de pagar o financiamento enquanto construíam a casa, já que muitas têm de pagar o aluguel, por exemplo.

O programa Crédito Solidário faz empréstimo, sem juros, a famílias de baixa renda, para compra de casas, terrenos e material de construção, além de oferecer financiamento para a reforma de prédios antigos e regularização fundiária. Para pedir o empréstimo, as famílias devem ter uma renda familiar de até cinco salários mínimos (R$ 1.750), além de fazer parte de sindicatos, associações e cooperativas. O programa é financiado com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social, o FDS.

Outra mudança é que as famílias vão poder contar com mais dinheiro para o financiamento. O diretor do Departamento de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, Daniel Nolasca, explica que as famílias que já participam do Crédito Solidário também terão acesso às mudanças. ?As cooperativas ou sindicatos podem procurar a Caixa Econômica Federal e pedir repactuação do prazo de construção, tendo assim a carência, ou do valor do financiamento?, afirma. As cooperativas e associações que quiserem participar do programa devem procurar a agência mais próxima da Caixa Econômica Federal.

Voltar ao topo