Previsão de novo caos nos aeroportos

Aeronáutica, controladores e empresas aéreas prevêem caos nos aeroportos durante o Carnaval e já trocam acusações veladas sobre quem serão os culpados.

A própria Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que promete a ?normalização? após cada auge da crise, agora não quer surpresa: deve anunciar hoje a criação de força-tarefa para atuar em todos os feriados e fins de semana.

Na Aeronáutica, a ordem é reforçar as escalas dos controladores e manter de plantão técnicos especializados nos equipamentos, para evitar o constrangimento da pane de 5 de dezembro, que paralisou o espaço aéreo. E aponta problemas de gestão nas empresas que estão contratando mais funcionários e fazendo a ?readequação? da malha de vôos como precaução contra o efeito TAM, empresa que precisou alugar aviões da FAB e da concorrência para resgatar passageiros nos aeroportos ,às vésperas do Natal.

Berlinda

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas Aéreas, porém, não há como se preparar para o problema de controle de tráfego aéreo. E, para fechar a equação, os controladores de tráfego aéreo estão na berlinda. Após iniciar a operação-padrão no fim de outubro e obter apoio do governo para desmilitarizar o setor no mês passado, sentem agora o revés de força política. Está na mão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, há mais de um mês, a proposta de desmilitarização, mas, entre férias e prioridades de agenda, ainda não há decisão oficial.

O ministro Waldir Pires (Defesa), uma espécie de aliado da categoria dos controladores, saiu de mãos vazias da audiência com Lula na quarta. E há sérias dúvidas de que ele permanecerá no cargo depois da reforma ministerial.

Voltar ao topo