Cine São João fecha as portas nesse fim de semana

Outrora alinhado e muito bem freqüentado, o Cine São João, na Rua Desembargador Westphalen, vai fechar as portas neste fim de semana como um cinema pornô. A sala de mil poltronas, que já foi considerada pelos apreciadores como o ?palácio do cinema pornô?, ficará de vez vazia. ?Infelizmente não tem mais o que fazer, não é mais rentável. Talvez Curitiba perca pelo que foi um dia o nome São João?, diz o proprietário Aleixo Zonari.

Na época em que o centro de Curitiba ainda mantinha o charme e a elegância, o Cine São João conservava o prestígio. Segundo o proprietário, foi quando a região perdeu essas características que veio o período de decadência. ?Como tem mais de 40 anos, o São João começou como um cinema de linha da região central. A deterioração do centro levou o cinema a mudar de linha e se tornar um cinema pornô. Mesmo assim, a freqüencia foi caindo, caindo e infelizmente hoje não tem o que fazer. Provavelmente fecharemos ainda neste final de semana?, lamenta Aleixo.

O Cine São João foi construído em associação entre a empresa Cinematográfica David Carneiro e herdeiros da família Bettega, donos do comércio daquela região. O cinema foi aberto em setembro de 1960, com a exibição do filme A volta ao mundo em 80 dias, de Michael Anderson. Quem conheceu o cinema nessa época só lamenta o final que teve. ?Eu morava em frente ao Cine São João, na época. Quando abriu, era famoso e bem freqüentado. Nos últimos dez anos, virou porcaria e ninguém de bem mais entra lá?, conta Mohamed Hamdar, 76 anos. ?Infelizmente, o cinema já deveria ter fechado antes?.

Voltar ao topo