141 anos de história

Zoológico de Buenos Aires vai fechar as portas

O histórico zoológico de Buenos Aires, com 141 anos, está com os dias contados. A prefeitura de Buenos Aires quer remover os animais dali e no seu lugar projeta um moderno eco parque.

O zoo fica no bairro de Palermo, uma região que se tornou densamente povoada e se tornou um dos metros quadrados mais caros da Argentina. Com isso, ficou difícil manter os 1.500 animais convivendo no meio do aglomerado urbano.

Foto: Reprodução

A ideia é manter as 52 estruturas arquitetônicas que são patrimônio histórico” da cidade. O desafio de arquitetos e paisagistas será o de o harmonizar as intervenções com as jaulas e pérgolas, que datam de 1875.

Os animais serão enviados para outros zoológicos do país e inclusive para exterior. Sociedades protetoras dos animais questionam há anos a existência do zoológico que, com o crescimento urbano do último século, ficou rodeado de edifícios e avenidas movimentadas, em uma zona muito valorizada pelo setor imobiliário. O local, que ocupa 18 hectares, foi administrado pelo Estado durante décadas até 1991, quando foi cedido em concessão para empresas privadas.

Estrutura foi tombada pelo patrimônio histórico e será mantida./Foto: Reprodução