Irlanda lamenta Brexit e prepara medidas para evitar turbulência

O governo da Irlanda lamentou a decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia e destacou que está preparando medidas para proteger sua economia de possíveis turbulências.

Em comunicado após uma reunião ministerial, o primeiro-ministro Enda Kenny disse que a decisão do Reino Unido tem implicações para a Irlanda do Norte e sua relação com a República da Irlanda, que “irá requerer consideração cautelosa”.

“Eu lamento muito o resultado do plebiscito para o Reino Unido deixar a União Europeia”, disse. “Eu quero assegurar ao público irlandês que estamos preparados para isso.”

Nos últimos anos, a economia da Irlanda tem crescido no maior ritmo na Europa, impulsionada pelo aumento das exportações para o Reino Unido e os Estados Unidos. “A Irlanda é uma economia forte, aberta e competitiva, e nossa recuperação em curso é a prova de nossa resiliência”, disse Kenny.

Ele acrescentou que o Banco Central e o Tesouro estão trabalhando para assegurar que a volatilidade nos mercados financeiros seja “cuidadosamente gerenciada”. Kenny ainda destacou que uma série de “medidas-chave” foram acordadas pelos ministros para apoiar a recuperação econômica. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo