Comissão da Câmara dos EUA aprova projeto de ajuda a Porto Rico

A Comissão de Recursos Naturais da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou, com apoio de democratas e republicanos, o projeto de reestruturação da dívida de Porto Rico, que deve impedir que o território livre associado fique inadimplente a partir do dia 1º de julho.

A legislação, que ainda precisa passar pelo plenário, deve criar um comitê federal para supervisionar o processo de reestruturação da dívida. A medida é desenhada de forma que o governo norte-americano não precise injetar dinheiro neste que deve ser o maior caso de reestruturação da dívida do equivalente a um município dos EUA em sua história.

A recessão de mais de uma década por que passa Porto Rico já levou o governo local a deixar de pagar o equivalente a US$ 70 bilhões dado calote em dívidas de diversas classes nos últimos meses. Por causa de seu status de território livre associado, a ilha não é elegível para os instrumentos tradicionais de reestruturação que são oferecidos pelos Estados Unidos. Por não ser um país, ele também não pode pedir ajuda ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo