Guerra

Rússia e EUA planejam ampliar cessar-fogo na Síria, diz Lavrov

A Rússia e os Estados Unidos trabalham para expandir a área na qual vigora um cessar-fogo na Síria, afirmou o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, nesta terça-feira.

Em declaração ao enviado da Organização das Nações Unidas para a Síria, Staffan de Mistura, durante a visita deste a Moscou, Lavrov disse que militares russos e norte-americanos trabalham juntos para a “consolidação do regime de cessar-fogo, em sua expansão para novas áreas e para a criação de condições ideias para a entrega de ajuda humanitária”, segundo agências de notícias russas.

Lavrov também disse que o governo russo vê com bons olhos os esforços internacionais para resolver a crise na Síria. Ele reiterou que não há alternativa a não ser uma solução política para a situação.

As declarações mais recentes ocorrem após um telefonema entre Lavrov e o secretário de Estado norte-americano, John Kerry. A dupla discutiu as perspectivas para se encontrar uma solução política para a crise no país, na segunda-feira.

Lavrov disse que a Rússia e os Estados Unidos trabalham para conseguir um cessar-fogo em Alepo e que a decisão sobre o assunto pode sair nas próximas horas. “Nosso objetivo é prorrogar o cessar-fogo”, afirmou. Fonte: Dow Jones Newswires.