Primeiro-ministro do Japão fará visita a Vladimir Putin na próxima semana

O governo russo anunciou hoje que o primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, fará uma visita ao país na próxima semana para um encontro com o presidente Vladimir Putin. De acordo com o comunicado, o presidente Putin deve receber Abe na próxima sexta-feira na cidade de Sochi, na região do Mar Negro, que recebeu as Olimpíadas de Inverno de 2014.

Os ministros de relações exteriores dos dois países tinham se encontrado duas semanas atrás e acordado promover um encontro de seus líderes ainda este ano. Até então, nenhuma data havia sido oficialmente anunciada.

A viagem faz parte de um esforço de Abe para aprofundar as relações do Japão com a Rússia, ofuscadas por disputas territoriais entre os dois países após a Segunda Guerra Mundial. Ambos disputam ilhas hoje sob domínio da Rússia, chamadas pelos japoneses de Territórios do Norte e pelos russos de Kurils do sul. A disputa fez com que até hoje os dois países não tenham assinado formalmente um tratado de paz pondo fim às hostilidades decorrentes da Segunda Guerra Mundial Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo