Tesouro

600 kg de moedas romanas encontradas na Espanha

Trabalhadores que faziam uma escavação na Espanha se depararam com um tesouro inimaginável. A obra estava sendo executada em Tomares (Andaluzia, sul da Espanha), quando de repente os trabalhadores encontraram dezenove ânforas romanas com 600 quilos de moedas de bronze do fim do Século III e início do Século IV.

A fortuna foi encontrada nesta quarta-feira (27), segundo as primeiras hipóteses podem ter sido destinadas ao pagamento do numeroso exército.

“É um conjunto único e com pouquíssimos paralelos. Na história do império romano, do baixo império romano na Espanha não conhecemos nenhum paralelo”, disse Ana Navarro, diretora do Museu Arqueológico de Sevilha, para onde foram transferidas as ânforas e as moedas.

Por enquanto, não existem estimativas do valor do achado, mas estima-se que deve ser de milhões de euros. as primeiras análises dos especialistas apontam que o dinheiro não chegou a circular. As moedas, que têm inscrições dos imperadores Maximiano e Constantino.

Boa parte das moeadas são recém cunhadas e provavelmente algumas têm banho de prata. Além de especular que dinheiro seria usado para pagamento do exército, especialistas aventam a possibilidade dele pertencer talvez a algum tipo de entidade pública da administração do Estado.

Voltar ao topo