Política externa de Trump não lida com realidade global, diz ministro alemão

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, afirmou nesta quinta-feira que a política externa proposta pelo pré-candidato republicano presidência dos EUA Donal Trump é contraditória e fracassava em lidar com as realidades globais. A declaração é uma mostra das dúvidas entre lideranças internacionais sobre o engajamento futuro dos Estados Unidos no exterior, em meio a uma tumultuada campanha política.

Steinmeier disse que o desejo do presidente de se envolver menos em algumas questões “não era completamente livre de contradições”. Também afirmou que o lema de Trump, “América em Primeiro”, não levava em conta a necessidade de resolução de conflitos a partir de uma perspectiva multilateral, no mundo pós-Guerra Fria.

“Eu posso apenas esperar que a campanha eleitoral nos EUA não evite reconhecer a realidade de que a arquitetura de segurança do mundo mudou”, disse Steinmeier em entrevista coletiva em Berlim, ao ser questionado sobre um discurso de Trump.

A chanceler alemã, Angela Merkel, evita fazer declarações sobre o processo eleitoral nos EUA. “Estou observando com interesse a campanha eleitoral americana”, disse apenas Merkel no domingo, ao ser questionada sobre Trump. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo