Acidente matou 32 pessoas

‘Vada a bordo’! Capitão do Costa Concórdia falta audiência

Começou nesta quinta­-feira (28) o julgamento da apelação da sentença contra o capitão Francesco Schettino pelo acidente com o navio Costa Concordia, em 13 de janeiro de 2012, que matou 32 pessoas e deixou centenas de feridos próximo à ilha de Giglio.

Na audiência desta quinta, o acusado não compareceu e foi representado por seus advogados Donato Laino e Saverio Senese. “O comandante Schettino? Está tranquilo. Tranquilo como pode­se ficar nesses casos”, disse Laino ao ser questionado sobre a ausência do “capitão covarde”, como ficou mundialmente conhecido.

Ainda de acordo com seu defensor, Schettino conversou com ele antes da audiência e ficou definido que ele poderá ir às outras sessões “dependendo de como o processo se desenvolverá”.

Manobra arriscada causou o acidente e teria sido feita para impressionar a namorada de Schettino./Foto: Arquivo

Por hoje, ele optou por ficar em sua casa, em Meta di Sorrento, em Nápoles. Durante a exposição da Procuradoria de Grosseto, que tenta aumentar a pena de Schettino para 26 anos de cárcere com detenção imediata, o procurador Alessandro Leopizzi defendeu que afirmar que outras pessoas tiveram culpa no acidente “não elimina” a responsabilidade do capitão.

Segundo o representante, a defesa apresentou uma relação com os motivos de apelação de maneira “frontal” e “destrutiva” contra a sentença emitida em primeiro grau e que “mostra um limite genérico no debate que foi exaustivo e explícito e com base em provas documentais”. “Não se pode dizer que a culpa foi dos outros, mas foi também dos outros.

Porém, isso não cancela as culpas de Schettino. Não pode­se dizer que a culpa é do oficial de guarda Ciro Ambrosio [o oficial que substituiu o capitão durante o jantar do mesmo], mas também de Ambrosio. Uma eventual culpa de Ambrosio não cancela as falhas de Schettino”, afirmou o procurador.

O capitão do Costa Concordia foi condenado, em 11 de fevereiro de 2015 pelo Tribunal de Grosseto, a 16 anos e um mês de prisão por múltiplas lesões e múltiplos homicídios culposos (quando não há a intenção de matar), naufrágio culposo e abandono de navio e de incapazes.

Agora, o processo em segundo grau ocorre na primeira seção penal de apelo do Tribunal de Florença, em sessão presidida pela juíza Grazia D’Onofrio, e analisa se diminui, absolve ou aumenta a pena do italiano.

Voltar ao topo