Projeções mostram vitória de partido pró-União Europeia em eleições na Sérvia

O partido populista pró-União Europeia venceu com folga as eleições parlamentares na Sérvia realizadas neste domingo, deixando os nacionalistas pró-Rússia muito atrás, de acordo com resultados oficiais preliminares.

O triunfo do atual primeiro-ministro Aleksandar Vucic, do Partido Progressista, significa que a Sérvia continuará em seu caminho para a adesão à UE, apesar da oposição dos partidos de direita, que procuram estreitar os laços com a Rússia, tradicional aliada do país.

“Os resultados das eleições de hoje representam um forte apoio para a nossa democracia, às reformas e à integração europeia”, diss Vucic a simpatizantes em seu discurso de vitória na sede do partido, em Belgrado. “Nós mostramos a nós mesmos e ao mundo que a Sérvia está unida em uma tentativa para um futuro melhor”.

Os resultados preliminares divulgados pela agência independente de pesquisas CESID mostram a vitória dos progressistas com 49% dos votos, com os socialistas, da mesma coligação, com 11%. Dois partidos ultra-nacionalistas ficaram muito atrás – o Partido Radical teve 8% dos votos e o DSS-Dveri, com 5%.

Três partidos de oposição pró-Ocidente que fragmentaram seus apoios e foram, e oscilaram perto dos 5%, patamar mínimo necessário para ter assento no parlamento sérvio. A empresa de pesquisa baseou as suas projeções na contagem feita nas mesas de voto. Os primeiros resultados oficiais devem ser divulgados ainda esta semana. Fonte: Associated Press

Voltar ao topo