Turquia e Irã buscam estreitamento das relações comerciais, afirmam presidentes

Os líderes de Turquia e Irã anunciaram neste sábado que pretendem estreitar as relações comerciais entre os países, com o objetivo de triplicar o volume de negócios. A expectativa é de que, com novos acordos, as trocas comerciais atinjam US$ 30 bilhões por ano, afirmou o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan.

Em conferência com jornalistas, a cooperação bancária entre os países foi colocada como uma das prioridades, assim como a redução de tarifas alfandegárias como modo de incentivar investimentos e impulsionar os negócios. Outro ponto abordado foi o interesse em aumentar o turismo entre os países.

O Irã tem buscado se integrar ao sistema financeiro global após o levantamento, em janeiro deste ano, das sanções econômicas relacionadas ao seu programa nuclear. Apesar disso, o país não tem tido sucesso e acusa Estados Unidos e União Europeia de dificultar o processo de integração, à despeito do fim das sanções.

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, ainda apontou que seu país pode ajudar a Turquia com suas necessidades energéticas. O Irã já é fornecedor gás natural aos turcos. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo