Religião

Papa Francisco fará duas viagens ao Cáucaso neste ano, diz Vaticano

Cidade do Vaticano, 09 (AE) – O papa Francisco fará duas viagens neste ano à instável região do Cáucaso, informou o Vaticano neste sábado. O pontífice deve visitar a Armênia entre os dias 24 e 26 de junho e, em seguida, a Geórgia e o Azerbaijão entre 30 de setembro e 2 de outubro de 2016, segundo autoridades da Igreja Católica.

Azerbaijão e Armênia se culpam pela violação do cessar-fogo na área separatista de Nagorno-Karabakh. O recente conflito marcou a pior onda de violência desde o término da guerra, em 1994.

No mês passado, o Vaticano informou que uma viagem à Armênia estava em fase de planejamento. Em 2015, o papa Francisco se referiu ao massacre de armênios durante o império Otomano como genocídio, gerando desconforto diplomático com a Turquia.

O governo turco nega qualquer genocídio de armênios e insiste que os que foram mortas foram vítimas de uma guerra civil. As viagens programadas pelo Vaticano resultam de convites feitos pelo líder da Igreja Ortodoxa. O papa Francisco vem se esforçado constantemente para melhorar as relações entre as igrejas Católica e Ortodoxa. Fonte: Associated Press.