‘Controle imigratório do Reino Unido pode mudar com a saída da UE’, diz Hollande

O presidente da França, François Hollande, disse que haveriam consequências se os britânicos optarem por deixar a União Europeia, possivelmente incluindo mudanças na cooperação de fronteiras, que atualmente permitem que o Reino Unido mantenha os migrantes na França.

Os comentários sobre imigração podem impulsionar a campanha do primeiro-ministro britânico, David Cameron, para convencer os britânicos a votarem pela permanência no bloco.

Ao lado de Cameron em uma entrevista coletiva no norte da França, Hollande respondeu a perguntas sobre o acordo entre os dois países que permite que os britânicos conduzam os controles de fronteira no lado francês do canal, e, consequentemente, impeçam que imigrantes acessem o Reino Unido.

“Eu não quero assustar vocês, eu só quero dizer a verdade: haverá consequências”, disse o mandatário francês. “As consequências virão em muitas áreas: no mercado interno, no mercado financeiro, no desenvolvimento e no desenvolvimento econômico entre os dois países”.

“Isso não significa que tudo será destruído, eu não quero dar cenários catastróficos, mas haverá consequências… Especialmente na forma com que lidamos com situações como a que mencionamos, em termos de imigração”, disse Hollande.

Mais cedo, um dos ministros de Hollande, Emmanuel Macron, disse que a saída do Reino Unido da UR levaria ao fim do acordo bilateral com a França, de acordo com informações do Financial Times. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo