Putin e Obama concordam em aumentar esforços diplomáticos sobre Síria

Os presidentes Vladimir Putin e Barack Obama conversaram concordaram em elevar os esforços diplomáticos para resolver a crise na Síria, afirmou o Kremlin neste domingo.

Em uma ligação que partiu de Washington, os dois líderes disseram que irão “intensificar a cooperação através da diplomacia e de outras entidades” para resolver os detalhes e implementar o acordo fechado em Munique.

Putin, acrescentou o comunicado do governo russo, “mais uma vez sublinhou a importância de criar um fronte comum contra o terrorismo e a rejeição de padrões dúbios…enfatizando a necessidade de estabelecer uma relação de trabalho sólida entre os militares russos e norte-americanos.”

A conversa entre os dois presidentes acontece após uma conferência de segurança em Munique onde autoridades russas alertaram que as relações entre a Rússia e o Ocidente estavam voltando aos níveis da Guerra Fria por causa da questão síria.

A Rússia vem usando sua intervenção militar em favor do regime de presidente Bashar Assad para elevar seu fortalecer como potencia mundial. Analistas diplomáticos observam que a última rodada de negociações em Munique favoreceu Moscou ao discutir um cessar-fogo ao mesmo tempo em que a ofensiva russa em Aleppo, a maior cidade síria, continua. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo